Blog do Alécio Brandão

Fala Cidadão: “água que ‘sobra’ no Araças e é jogada fora, falta em outras comunidades”!…

Nos finais de semana água do poço jorra numa "bica" e vai para o "mato". Diz morador!
Nos finais de semana água do poço jorra numa “bica” e vai para o “mato”. Diz morador!

Araças, na Bahia é nome dado a um peixe marinho, já na Amazônia brasileira, é nome de uma planta, de qualquer forma está intimamente ligado a água… E quase tudo que diz respeito a ela, geralmente em sua escassez regera polêmica, quando não contendas e até morte!…

Durante esta semana a comunidade de Araças, ao Sul do município, próximo de Gameleira, Canto… Foi razão de reuniões, discussão e até disputa política. Exite nesta comunidade um poço artesiano furado há alguns anos através de “favores” de deputado à comunidade, o poço foi furado dentro de uma propriedade particular, o qual fez doação do local furado… Com a escassez de fonte de água dos últimos anos, foi necessário o uso do poço de Araças para atender as comunidade de Gameleira e Barreiro do Canto, na época, um empasse, foi resolvido com uns “acordos” entre o SAAE e a comunidade,  representada por uma associação de moradores. Segundo consta, conforme contato mantido usuários, é que Gameleira e Barra do Canto, pagam por esta água e os usuários de Araças não e que o sistema é administrado pelo SAAE de Macaúbas, o qual usa bombas/energia elétrica/funcionários do município para operar o sistema, ou seja recursos públicos… Até ai mais ou menos!…

A água que "sobra" e é jogada fora no Araças, falta em outros lugares.
A água que “sobra” e é jogada fora no Araças, falta em outros lugares – Fala Cidadão!…

A polêmica, o desperdício:

Segundo informações, Gameleira e Barra do Canto pagam água que vem do Araças e só tem acesso a ela uma vez a cada oito dias, durante os demais dias, ela fica no Araças para atender a comunidade e nos finais de semana o sistema é desligado e as águas jorram livremente numa “bica” que abastecem uma espece de “piscina natural” e depois são dispensadas no mato e/ou plantações de cana.

A Insatisfação:

Os queixos de Gameleira e Barra do Canto, dizem que é injusto eles pagarem água, enquanto que Araças não paga, além da prática do “desperdício” nos finais de semana, também são usados recursos públicos, com as bombas/energia do SAAE que é visto como irregular, o SAAE usar recursos públicos, não cobrar pela água e ainda ficar durante os fins de semana jorrando e indo para o mato… Diz usuário em contato com o blog. o qual preferiu não se identificar.

A posição do SAAE.

O blog, por e-mail manteve contato com o SAAE, solicitando o posicionamento da autarquia sobre a situação. Por telefone, o seu Diretor, Sr. José Raimundo, disse que o problema é muito complicado e que irá buscar soluções para o impasse e posteriormente irá emitir nota a respeito.

o blog já tratou do assunto em matéria publicada em junho de 2014. CLIQUE AQUI E VEJA.

O blog não consegui manter contato com a Associação de Moradores do Araças, mas espaço fica aberto para interessados, através do e-mail: [email protected]


error: Conteúdo Protegido !!