Blog do Alécio Brandão

Em reunião com feirantes e vereadores, Prefeito Zezinho disse que irá procurar uma solução com o Jurídico da Prefeitura.

Zezinho reúne com feirantes e vereadores (Foto Dudu Souza do Portal de Macaúbas)
Zezinho reúne com feirantes e vereadores (Foto Dudu Sousa do Portal de Macaúbas)

Sozinho e por sinal bem acompanhado, o Prefeito de Macaúbas, José João Pereira, participou na manhã desta terça feira (06), de reunião com vereadores e feirantes donos de barracas na Praça da Feira, as quais atingidas por um incêndio sem explicação e responsabilização, ocorrido no dia 20 de agosto. No encontro, o prefeito Zezinho ouviu sugestões de alguns vereadores e feirantes, como dito, foi sozinho à reunião sem as presenças dos seus “principais” secretários e do jurídico. Os quais fizeram falta na reunião. Em suas palavras Zezinho disse que junto com a Câmara irá procurar uma saída legal, pois não poderia ir de encontro com a opinião pública, dizendo que “pegou mal” a construção de alvenarias por particulares em espaço público, tanto é que pediu o Secretário de Infraestrutura (Sr. Aleandro Menezes) para parar a obra irregular, e que também não poderia comprar briga com o Ministério Público que já foi acionado.

Enquanto isso, obra de quase 2 milhões continua paralisada. (Foto Dudu Souza)
Enquanto isso, obra de quase 2 milhões continua paralisada. (Foto Dudu Sousa)

Informações preliminares dão conta que o caso já foi judicializado no Ministério Público pela Associação Comercial e Industrial de Macaúbas (ACIMAC) e por representante de moradores e  alguns comerciantes da Praça da Feira, através do Prof. Alex Figueiredo Pinto, bem como Boletim de Ocorrência na Delegacia de Policia, segundo informações do Prof. Alex que diz ter sido ameaçado quando estava fotografando a entrega de material de construção na sexta feira (02/09), o caso também está na Delegacia de Polícia.

Entre outras sugestões, o vereador Anderson Gumes, propôs a desapropriação do antigo Mercado de Carnes, que segundo o vereador já é propriedade da família Borges, por conta de uma decisão judicial, onde ali poderia ser construído “box” para os feirantes atingidos pelo fogo e outros. Mas a ideia foi rebatida pelo Prefeito Zezinho que disse que a Prefeitura não tem dinheiro para comprar o imóvel e que o processo é longo. Como alternativa o Prefeito Zezinho disse que poderia autorizar temporariamente a construção de barracas de medeira no mesmo local e que iria sentar com o Jurídico da Prefeitura, onde seria feito um compromisso entre o Município e os feirantes, para que estes tivessem prioridade nos “boxs” na nova Praça da Feira que está paralisada há anos.

Outros vereadores também nesta reunião deram sugestões para solucionar o problema que nada parece ser “simples e rápida”. Marcelo Nogueira, também é a favor da manutenção das barracas por tempo provisório. Já o vereador Jose dos Anjos, disse que os feirantes precisam de segurança para trabalhar e propôs que a Prefeitura financiasse um empréstimo a baixo custo aos feirantes.

Fato é que a reunião foi encerrada e nenhuma solução prática foi tomada, visto que a Prefeitura só tomará uma decisão após ter segurança jurídica, assim, contextualiza o Prefeito. Certamente a Prefeitura deverá emitir uma nota e tornar pública a decisão e as soluções tomadas.


error: Conteúdo Protegido !!