No fim da tarde desta terça feira, 17 – na sede da Associação Comercial de Macaúbas – ACIMAC, uma proveitosa reunião que contou com a presença do Presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais da Bahia – FACEB, Clovis Cedraz, José Afonso que é economista, professor e consultor de negócios, ex-presidente da CERB, o prefeito eleito Aloisio Rebonato, da diretoria da ACIMAC, vereador Marcelo Nogueira, Gabriel Matos, Osvaldo Oliveira, alguns coordenadores e assessores da campnha, empresários e convidados, todos foram recebidos pelo atual presidente da ACIMAC, José Almir da Silva, que fez a abertura do evento e falou da importância deste encontro, o qual fez parte da Agenda da ACIMAC para os planejamentos do ano 2021, sendo na oportunidade apresentados alguns projetos, após os cumprimentos e formação da mesa, o Presidente, Almir passou a palavra para o palestrante e presidente da FACEB Clovis Cedraz.
Segundo Clovis, que também foi presidente da Associação Industrial de Comercial de Feira de Santana, disse da importância que tem o setor industrial e comercial para o desenvolvimentos de uma cidade, e que Macaúbas precisa ter um Bancos de Dados robusto, recheado de bons conteúdos que possam gerar interesse de investidores no município. Disse que irá formar uma forte parceria com o município para o desenvolvimento da industrial e comercial local, fontes estas geradoras de emprego e renda e que, irá “ser a ponte” entre o município com os órgãos de fomento como o SEBRAE, o Sistema S, Cooperativas e na formulação de projetos que possam ser viáveis e desenvolvidos no município com o apoio da iniciativa privada.
Também fez uso da palavra o Consultor e Economista José Afonso, que cooperou diretamente com a equipe de Aloisio durante a campanha eleitoral. Afonso apresentou algumas ideias que devem ser transformadas em projetos para fomento da indústria, do comércio e principalmente da agricultura e pecuária, onde o mesmo é pecuarista em Vitória da Conquista e falou da força do homem do campo no desenvolvimento da economia. Deu como exemplos produtos que precisam ser agregados valores, ter uma identidade própria e não ser o município um mero fornecedor de matéria prima. Ter e manter uma cadeia produtiva do leite, da cana de açúcar, do mel, da mandioca entre outros produtos.
Em seguida o prefeito eleito Aloisio Rebonato que também foi presidente da ACIMAC por oito anos. Segundo Aloisio, em seu governo que iniciará no dia 1º de Janeiro/21, irá dar prioridade a produção de riquezas, tornar o município produtor em vez de ser um mero “consumidor” de produtos que vem de fora. Aloisio que sempre teve uma relação estreita com o homem do campo e também com o comércio, disse que o município deve criar oportunidades e um ambiente favorável para o investimento do empreendedor, capacitar a mão de obra, investir em infraestrutura para que o município se torne atraente para investidores, gerando assim novos postos de trabalho e o que é o mais importante, evitando assim o êxodo rural. Água também foi tema na fala de Aloisio, citou o Rio Santo Onofre e a pobreza que o circula. E finaliza dizendo que aprendeu a amar Macaúbas porque sentiu a reciprocidade, agradeceu a confiança depositada e que agora é hora de trabalhar para o crescimento de Macaúbas e de todos que aqui moram.
Em seguida a palavra foi franqueada pela Consultora Empresarial e Gerente de Projetos da ACIMAC, Beatriz Bastos, que apresentou a Agenda ACIMAC 2021. Breve em suas colocações, o empresário Juza, ex-presidente da ACIMAC, agradeceu a presença de todos, cumprimentou o prefeito eleito, falou da importância e da parceria do município com o comércio, com a iniciativa privada para o crescimento de todos. Também fez uso da palavra o advogado e empresário Irineu Bastos, que é o “braço forte” da ACIMC em Boquira, onde há 45 associados. Irineu falou da importância de regionalizar as ações, com um plano comum entre os municípios citando como exemplo a exploração do turismo e outras iniciativas de interesse comum. Em seguida o empresário do ramo da comunicação, José Carlos Roque da Macaúbas Net, colocou-se à disposição do novo prefeito, onde disse que já tem alguns projetos pilotos na área da agricultura, dando como exemplo a hidroponia, o qual tem interesse de desenvolver em comunidades rurais em parceira com o município, finaliza dizendo que Macaúbas hoje é atendida em 95% do seu território com sinal de internet, o que facilitaria a implementação de tecnologias para auxiliar o homem do campo na produção de alimentos e riquezas. Por fim, a palavra é franqueada a José Carlos Novato (Tal de Tio Bau), que é presidente do DEM e foi um dos coordenadores da campanha vitoriosa que elegeu Aloisio Rebonato num “ambiente” arisco e cheio de desafios. Tal se emocionou com falava de sua mãe, e ela com sua preocupação materna, alertava o filho de uma possível derrota, mas que não veio… Tal citou o pequenos projetos que conheceu no Norte da Bahia, onde cidades menores que Macaúbas são autossustentáveis, com iniciativas como a pequena criação de gado e na produção de leite, projetos estes que podem ser implementados em Macaúbas com o auxilio do município. Por fim, se cumprimenta o prefeito eleito e fala da campanha limpa que foi feita, a qual teve baixíssimo custo, mas que exigiu o sangue e suor do grupo e mais que isso, amor a Macaúbas. Disse que os desafios serão muitos mas que todos serão superados.
O ato é encerrado pelo presidente da casa José Almir da Silva e em seguida todos foram convidados a saborear as iguarias feitas de frutas nativas e bolo de milho… Durante o ato, a ACIMAC, presenteou os visitantes com cachaça e rapaduras produzidas na região serrana de Macaúbas, produtos estes que em pouco tempo podem atravessar o Atlântico!