Em resposta a dúvidas de um sócio do CSRM, o advogado Dr. Avelino Pereira Souza, informa através de carta aberta e também a demais sócios do Clube que se encontra na mesma situação o que podem de devem fazer para regularizar pendências com a tesouraria da agremiação e faz exposição de sua trajetória diante da situação do Clube. Veja, carta a qual foi autorizada sua publicação.
“Olá, Conterrâneo MANOEL MESSIAS DA MATA,
Vamos às preliminares: Aonde Você está morando atualmente? Pode me passar seus contatos: celular e e-mail? (caso afirmativo: use o meu e-mail, que já se acha disponibilizado neste BLOG: [email protected]). Pelo seu apelido de família: “…da Mata”, deve ser parente de Edgard José da Mata (ex-presidente do Clube), e/ou de Gerson da Mata (esse foi meu colega na Escola Cônego Firmino Soares, entre 1952 e 1957) e/ou Nelson da Mata (músico na antiga Filarmônica, juntamente com Nicodemos, Olímpio, seu Nêgo, Duzinho, Roxão, seu Aprígio, Cid, etc)?
Só pelo nome (embora Você o tenha informado por completo), não estou me lembrando de Você, mesmo porque também moro fora de Macaúbas, praticamente desde 1958 e indo lá de período em período, férias, S. João e etc. Desde julho/1974 advogo em Barreiras.
Saiba que em tendo essas matérias chegado até Você, um dos 141 inadimplentes que, já por duas vezes, consegui, com o meu modesto trabalho, evitar que fossem sumariamente excluídos do quadro de associados patrimoniais do CSRM e de ter perdido os direitos sobre os respectivos títulos (o seu, de nº 197), já me considero parcialmente RECOMPENSADO pelas noites perdidas e pelos dispêndios de viagens a Macaúbas, nesse sentido (três até agora)! Já me conforta da decepção passada no CLUBE, quando da última Assembleia de 17/07/16, ouvi de um “amigo” indagações desairosas, quando me perguntou “quem está lhe pagando para acabar com o Clube?”, e mais: “qual o grupo econômico lhe contratou para isso?” e finalizou: “não acredito que um advogado como você largue seu escritório em Barreiras e venha para cá, fazer esse trabalho contra o Clube que você ajudou a fundar, SEM QUE ALGUEM ESTEJA LHE PAGANDO para isso!”. E se tratava de um dos ex-Diretores do Clube!! Não vou, de público, declinar o seu nome, para não me igualar com ele na deselegância e no inconsequente atrevimento. Entretanto, grande parte dos participantes daquela Assembleia sabe a quem estou me referindo, pois o meu desarrazoado acusador proferiu tais disparates em pleno salão, nos momentos que antecederam a Assembleia,..
Agora, já posso respondê-lo e para toda a nossa Macaúbas e, quiçá, para o BRASIL, nas linhas deste BLOG: existem muitos outros inadimplentes com débitos maiores do que o de Manoel Messias da Mata, mas em tendo eu evitado (já por duas vezes) a sua exclusão do quadro de associados patrimoniais e pelo fato dele não residir em Macaúbas (há muito tempo, como se deduz dos termos por ele empregado no seu comentário) e com a agravante de não ter tomado conhecimento dessas arbitrárias intenções (exclusões e venda do terreno), não lhe sendo, consequentemente, dado o constitucional direito de ampla defesa e nem lhe assegurado o de enfrentar um devido processo legal, ainda que administrativo (art. 57, c/c o art. 2.031, do Código Civil), JÁ ME CONSIDERO QUASE QUE COMPLETAMENTE GRATIFICADO, OUVIU, SR. EX-DIRETOR?! TOTALMENTE: quando vir regularizada a situação do nosso CLUBE!
ESSE É (e SERÁ) O MEU PAGAMENTO! (e ainda fico devendo troco a Você, MANOEL MESSIAS!)
JAMAIS TEREI RECEBIDO TÃO ESPECIAIS E GRATIFICANTES HONORÁRIOS!!
Sem heresia na comparação com uma passagem da Bíblia: indo o pastor à busca da ovelha desgarrada e tendo-a encontrado e trazido de volta ao convívio das outras, não poderá ser criticado por ter deixado, por algum tempo, o restante do rebanho sozinho!
Asseguro-lhe, pois, MANOEL MESSIAS: por esse débito Você não será excluído do quadro de associados patrimoniais do nosso CSRM. E NEM QUALQUER OUTRO, nas mesmas condições! A não ser que Vocês, uma vez legal e regularmente convocados pelo CLUBE, através de correspondência PESSOAL e postada nos Correios, com A.R., não venham se defender (ou não se interessem a tanto) e procurar negociar a forma (até parcelada e dentro da atual condição econômica de cada um) de liquidar seus respectivos débitos, que, EM HIPÓTESE NENHUMA poderá ultrapassar às mensalidades, retroativas, de 5 anos (a contar do mês da negociação), que ao preço atual correspondem a R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais), PARA ISSO, CONVOCO-OS, pois o nosso CLUBE está vivendo momentos MUITO difíceis!
Precisamos, JUNTOS, soerguê-lo! (se possível, convoque outros amigos/conterrâneos e que morem nas “bandas” em Você se encontra e que estejam na mesma situação)
E A LUTA CONTINUARÁ!
Um fraternal abraço,
avelino pereira de sousa – oab-ba 3.847
[email protected]“