Blog do Alécio Brandão

Eleições 2024: faltando 60 dias para eleições, veja um comparativo entre os candidatos a prefeito em Macaúbas. Segundo pesquisa!

Dentro dos extatos 60 dias Macaúbas e mais 5.564 municípios brasileiros deverão no próximo dia 06 de outubro fazer a escolha de seus governantes e de suas câmaras municipais. Segundo dados do TSE, Macaúbas conta hoje com 33.089 eleitores, 1.780 a menos que em setembro de 2022, que contava com 34.869 eleitores. Com a definição dos candidatos, Aloisio Rebonato (MDB), tentando a sucessão X Amelio Costa Jr. (PT), este ex-prefeito tentando o retorno. A redação do blog teve acesso a pesquisa tanto da situação, quanto da oposição; as quais não foram registradas no TRE, assim sendo, segundo a Lei Elietoral não podem ser divulgadas. Contudo, não há grandes surpresas quanto os números apresentados em diversas pesquias as quais, somando as da oposiçaõ e da situação, ultrapasam uma dezena, ao custo de uma “boa bagatela”…  Quem teve acesso a estes números tem uma visão maior dos bastidores da política, bem como eles refletem os comportamentos dos grupos tanto da situação quanto da oposição: nevos a flor da pele“!… 

Ao ponto 1: 

É sabido que a eleição é uma dispota:  voto a voto! Como toda. Mas, essa é bem diferente da ultima (2020), quando a certeza da situação se tranformou num pesadelo que foi só ganhando números reais nas ultimas semanas e isso, as pesquisas vinham mostrando o avanço da oposição, na época representada pelo atual prefeito Aloisio Rebontato, candidato pelo União Brasil. Hoje, os números não sopram nem a favor nem contra, mas dar um Norte para ambos grupos. Um item interessante nas pesquisas analisadas é o percentual anômalo do “índice de rejeição”, que é aquela pergunta: “em quem você não votaria para prefeito de Macaúbas?” (esta espontânea), dando ao eleitor/entrevistado a opção de citar até o nome da sogra – já a direcionada/estimulada, coloca os nomes dos principais candidatos: “em quem você não votaria nas eleições para prefeito de Macaúbas: Amelinho ou Aloisio?” E em ambas o resultado é surpreendente para alguns, para outros: “eu já sabia”! Contudo, se a situação e até mesmo a oposição tivesse feito uma pesquisa sobre a aprovação da atual gestão, o eleitor já teria um norte, contudo, quando o terreno está “minado” para ambos lados, é preferível, o silêncio ou o “banho Maria”… Já eu fico com “Maria no banho“!

Ao Ponto 2: 

Como dito, por força da Lei Elietoral, é crime tornar publico, toda e qualquer pesquisa não registrada no TRE, assim sendo, os pontos percentuais que dão vantagem a um ou outro candidato só serão anunciados após seu devido registro, isso – se estas não sofrerem alterações ou servirem de base para manipulação do eleitor. Contudo, alerta-se, que qualquer pesquisa que dê um “fantasioso” número de votos para um lado ou outro, desconfie dos métodos, dos políticos e das empresas contratadas (pois, estas são pagas e os números a gente faz). Visto que, até o presente momento das “dúzias” de pesquisas que por ai rolam, não há nada que um “voto descagarrado” não possa fazer diferença e mais, o eleitor é mais esperto que se imagina, visto que, ele aprendeu a somar que 1 voto virado é na verdade 2

Ao Ponto 3: 

Este é o ponto, a vantagem prevista do grupo que logrará exito, tendo a expectativa de 25 mil votos e estes válidos, sabe-se que a vantangem do primeiro colocado talvez não passe de 750 votos. E na numeralogia: 7+5+0 = 12… Pronto, seu voto fará a diferença: + 1 (=13) ou + 3 (=15)! Espero ter contribuido com sua incerteza!

(Atualizada em 07/082024 às 10h24min)


error: Conteúdo Protegido !!