Blog do Alécio Brandão

Diz morador que Tamanduás e Veados são mortos em Macaúbas por caçadores. MP e IBAMA já tem conhecimento.

Leitor informa que só numa região em 2015, foram mortos 15 veados (Imagem ilustrativa)
Leitor informa que só numa região em 2015, foram mortos 15 veados (Imagem ilustrativa)

Segundo leitor na região serrana de Macaúbas, próximo a comunidade de São Joaquim/São José/Canto de São Bartolomeu, está havendo além do desmatamento caçada de animais silvestres, alguns até em risco de extinção como é o caso do Tamanduá Mirim.  Veja trecho da denuncia que já foi enviado ao Ministério Publico de Macaúbas, através das Procuradorias de Justiça:

(…) “Moço se vc não tomar providências esse pessoal são omissos – Tráfico de aves –  Caçada nessa época de seca. Já mandei email pro ibama. Promete aparecer. Nunca. Nenhuma uma visita – Na seca as aves e animais ficam vulneráveis pois só resta poços. Aí é uma farra. Mas não há a quem reclamar. – As vezes matam três tamanduás de uma só vez. – Bicho em extinção. Soube que um cara aqui se gaba que na seca passadas matou 15 veados. Uma tristeza”(…) 

Abaixo uma imagem rara cedida por Luciano Oliveira, tirada na serra de Macaúbas, em 2013 (veja post da época aqui) – Estão matando estes animais indiscriminadamente no interior do município, o qual apesar de sua perda de território ainda continua grande e desproporcional às ações de fiscalização órgãos competentes. A população precisa aprender a DENUNCIAR casos como estes. 

Tamanduá Mirim visto na serra de Macaúbas em 2013 (Foto Luciano de Oliveira)
Tamanduá Mirim visto na serra de Macaúbas em 2013 (Foto Luciano de Oliveira)

Outro leitor indignado com suposto desmatamento irregular que vem ocorrendo em Macaúbas, bem como caça de animais em risco de extinção, conforme denuncia de morador da região serrana de Macaúbas, informa através de comentário canais para o cidadão fazer denuncias, as quais ficam em segredo.  A Secretaria de Meio Ambiente de Macaúbas também já tem conhecimentos dos fatos, conforme contato mantido com a redação do Blog, através do Secretário Lando.

Veja abaixo os canais de denuncia para crimes ambientais na Bahia. Anote, use quando necessário e divulgue.

DISQUE DENÚNCIA
08000 71 1400
CENTRO DE TRIAGEM DE ANIMAIS SILVESTRES
CETAS /IBAMA
(71) 3257-5484.

Gerência Executiva em Barreiras
Zenildo Eduardo Correia Soares
Gerente Executivo do Ibama em Barreiras
Rua 26 de Maio, 400, Centro, CEP: 47.805-090 – Barreiras – BA
Tel: (77) 3611-0577/3611-6066/3611-6341/3612-6293
Fax: (77) 3611-0577
e-mail: [email protected]


error: Conteúdo Protegido !!