Blog do Alécio Brandão

CURSO DE BRIGADISTAS EM MACAÚBAS TESTA RESISTÊNCIA E VONTADE DO GRUPO.

    Dezenas de voluntários do Curso de Formação e Capacitação de Brigada de Preservação e Combate aos Incêndios Florestais, suaram a camisa!… 
Nesta tarde foi dado continuidade ao Curso de Brigadistas em Macaúbas, cerca de 30 voluntários tiveram nesta tarde de segunda feira, 22 – primeiro dia de curso aulas teóricas e práticas de resgate, antes passaram pelo teste de resistência física e aquecimento. 
O Capitão do Corpo de Bombeiro de Seabra, Sr. Murílo com 
auxilio do Sub-tenente Urlei, faz a preparação dos voluntários.
Parte do curso foi feito no pátio do CETEB de Macaúbas, um ambiente ímpar na região, com seus belos painéis que retratam e eternizam a História de Macaúbas, trabalho de arte dos alunos do CETEP, coordenado pelo Prof. Téo Oliveira, o artista plástico Eduardo Cambui e o Diretor do Centro, Prof. Alan Figueiredo… 

Inspiraram e motivaram os futuros brigadistas de Macaúbas, doação de tempo, boa vontade e acima de tudo Amor a Macaúbas, uma feliz demostração prática da “macaubanidade” dos bomcaubenses, independente do seu registro de nascimento – prova esta e exemplo é do Sub-tenente, o bombeiro, Uirlei – casado com uma macaubense e radicado na cidade. 

Aulas que deveriam fazer parte do currículo escolar de todas as instituições de ensino do País…

Formar socorristas e ensinar antes de tudo o exercício da cidadania, a prática do voluntariado e consequentemente a solidariedade. A personalidade cada um já nasce com si, mas o caráter é moldado pela família, pela escola e pela sociedade… Incentivo e investimentos públicos neste sentido forma uma sociedade mais fraterna e humanizada. Também é esta a proposta do Corpo de Bombeiro e do curso ministrado por ele. 
Salvando vidas e formando cidadãos!

    Aula prática para socorrista, encenação de uma situação que pode acontecer sem data e dia marcadas…E o brigadista voluntário deverá está preparado para isso, bem como deveria está todo cidadão, se nossas escolas e seus currículos  (ou políticas destas) tivessem esta preocupação. 
Atentos as “dicas” – poderá fazer a diferença entre a vida e a morte.
Um grave acidente nesta tarde de segunda feira, deixa dezenas de feridos no pátio do CETEP em Macaúbas…

Braços quebrados, traumatismo na coluna, pernas com fraturas expostas, acidentes com animais peçonhentos, desmaios… Imediatamente os brigadistas voluntários entraram em ação e grupos foram formados pelo pátio e graças ao Curso de Formação todos foram salvos…  
O Capitão Murilo orienta os alunos a salvar vidas!…

Este teve as duas perdas quebradas e grave lesão na coluna…

Pernas quebras, muito comum em acidentes no trânsito… Como remover a vitima, como transportá-la corretamente para não agravar seu quadro e prestara um socorro eficiente até que cheque profissionais da saúde, num caso de local isolado, até que se leve a um hospital?



error: Conteúdo Protegido !!