Blog do Alécio Brandão

+ cultura… + informação = cidadania: um fim de semana diferente em Macaúbas!

Para quem quer sair da rotina dos fins de semana de Macaúbas, oportunidade única de amostras de filmes e lançamentos de livro, atividades culturais para enriquecer o censo crítico, ampliar os horizontes culturais e ver o mundo de um prisma diferente! Veja texto da ativista cultural Bia Bastos sobre os eventos do dia 18 e 19 de janeiro..

Mais um ano de muita luta para valorização da cultura e fomento de iniciativas independentes e com esse intuito lançamos uma programação na Fundação Cultural Prof José Batista da Mota.

Dia 18 – Uma parceria do Cinemac Club, Cine Mulher, Escolas Culturais, Circuito Luiz Orlando de Áudiovisual e a Fundação Cultural Prof Mota, lançamos o Cine Museu com o Filme Documentário: 1798 – A Revolta de Búzios. Valorize a produção independente da Bahia, com doc Inédito.

Dia 19 – Coletivo Caipora apresenta: Filme Poema e lançamento do livro – Falando da Cidade. É uma iniciativa em apoio à construção da casa de Dona Amália.

Participem, movimente e colabore com a produção cultural da cidade. Vá ao Museu!”

Para quem conhece a “silhueta” do mapa de Macaúbas, perceberá que as duas partes “em separado” uma grande massa de terra ao extremo sul e um “pontinha” ao poente deste… São áreas que Macaúbas perdeu para os municípios de Riacho de Santana e outra para Botuporã/Tanque Novo… Isso por um abandono histórico de nossos gestores, incluindo ai, as poucas organizações sociais que Macaúbas tem…

É por isso que é importante a informação para que ela possa servir de “arma” de defesa, “arma” de cobrança”, “arma” de politização, “arma” de conscientização e mais que tudo: “arma” de cidadania! Esta imagem mostra mais que uma Macaúbas “fragmentada” e sim uma Macaúbas abandonada à sua própria sorte (ou a falta dela)…

E por fim…

Se Falando da Cidade… Certamente fala de você!…


error: Conteúdo Protegido !!