Blog do Alécio Brandão

Cultura do Umbu Gigante, uma grande alternativa para região.

Dr. Manoel, do Direito, ao "dever" do melhor Umbu...
Dr. Manoel, do Direito, ao “dever” do melhor Umbu…

 

Iniciada há puco mais de 10 anos, o plantio de 250 pés do Umbu Gigante, iniciativa do advogado Manoel Bastos Cardoso, através das orientações do seu irmão Francisco Bastos Cardoso, agrônomo da EBDA em Salvador, na época servidor da unidade em Livramento. A cháchara de Dr. Manoel com algumas hectares de terras fica na região do Bebedouro, há 5km de Macaúbas, próximo aos povoados de Queimadas/Pajeú.

Aqui é um exemplo do processo de enxertia numa árvore já adulta que não passou pelo processo do "bom umbu"
Aqui é um exemplo do processo de enxertia numa árvore já adulta que não passou pelo processo do “bom umbu”

O plantio deste fruto nativo, pode ser propagada de forma sexuada e assexuada. A primeira é mais demorada e não garante que a semente venda a gerar planta igual a “planta mãe”. E desta forma a produção só iniciará depois de 12 anos, mesmo que algumas vezes inicie aos 10 anos de plantio.

A utilização de mudas enxertadas esta sendo muito usada, neste caso a produção inicia-se entre 5 a 7 anos após o plantio. Segundo informações do Manual de Produção de Umbu Gigante, elaborado pelo agrônomo Lindolfo Antonio Silva Santos e Jakson Souza Silva.

O gia do Umbu Gigante...
O gia do Umbu Gigante…

Na fazenda de Dr. Manoel Bastos, com seus 250 pés do Umbu Gigante, todos a partir do processo de enxertia, já há produção de doces, polpas e inicia canal de venda do fruto “in natura” para grandes centros. No entanto, diz ele que uma parte da produção presenteia amigos, vizinhos e membros da família… E o Umbu Gigante, com o sabor de Macaúbas,  viaja o Brasil…

Frutos ainda jovens, eles podem aumentar seu tamanho em até 3 vezes.
Frutos ainda jovens, eles podem aumentar seu tamanho em até 3 vezes.

Os frutos podem atingir tamanhos que mais parecem uma maça de tamanho médio. Toda a propriedade reaproveita vegetais mortos, através da limpeza para servir de compostagem para as demais plantações. Além de muitas outras plantas frutíferas ele mantem hortas orgânicas, plantio de algumas unidade de Mógono, Aroeira e outras árvores.

Veja outras imagens desta iniciativa que é uma das melhores receitas de renda e emprego para região.


error: Conteúdo Protegido !!