Blog do Alécio Brandão

Cuidados na “quarentena”: depressão, ansiedade e outros transtornos mentais podem surgir… Saiba com lidar.

Enquanto algumas pessoas estão tranquilas com a possibilidade de descansar em casa por alguns dias ou mesmo fazer home-office, outras estão sofrendo com o isolamento social da quarentena.

Depressão, ansiedade e outros transtornos mentais podem surgir ou se intensificar nesse momento, e a alimentação pode servir de aliada ou inimiga do seu estado mental!

Muitas pessoas estão “descontando na comida” e ingerindo muitos industrializados, frituras e pulando refeições. Você se identifica?

Alimentos industrializados fazem com que o organismo libere mais cortisol, hormônio que impacta diretamente na regulação do stress e ansiedade. Estudos também apontam um menor consumo de frutas, leguminosas, vitamina C e carotenos totais em indivíduos com depressão.

A deficiência nutricional pode agravar o quadro da doença, além de desenvolver outras! E a última coisa que você quer durante a pandemia é precisar ir ao hospital, não é mesmo?

Essa é uma situação preocupante. É preciso prestar atenção na alimentação! Ela pode ajudar nos vários sintomas da depressão e de outras doenças, melhorando sua qualidade de vida durante a quarentena.

Omega-3, magnésio, fibras, zinco, ferro, além das vitaminas C, B1, B9 e B12 devem estar presentes na sua dieta. Você os consegue com uma dieta rica em frutas, folhas verdes, oleaginosas e peixes!

 Tem alguma dúvida sobre a relação entre depressão e alimentação? Comenta aqui embaixo!

www.santanafitstudio.com.br

Fonte:

https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/106793/2/207183.pdf⁣

https://jornaldebrasilia.com.br/saude/ma-alimentacao-pode-causar-ansiedade-depressao-e-outras-doencas-mentais/⁣

https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2020/04/13/especialistas-explicam-como-a-alimentacao-correta-reduz-sintomas-de-depressao-e-ansiedade-na-quarentena.ghtml⁣

https://saude.abril.com.br/alimentacao/combata-a-depressao-a-mesa/


error: Conteúdo Protegido !!