Vídeos que “rolam” nas redes sociais sobre uma suposta intenção da Embasa retirar água da barragem do Açude para servir, quem sabe a cidade de Ibipitanga e/ou outras localidades, gerou protestos e manifestações da população da localidade, equipamento de bombeamento (boia de metal) foi arrastada pelas ruas do distrito e o povo “gritando palavras de ordem” pela não retirada das águas do açude. A barragem do Açude, assim como a do Zabumbão é administrada pela Codevasf, a qual ainda não se manifestou a respeito. Vereadores de Macaúbas deverão fazer manifestação em conjunto pedindo uma solução a respeito.
Para refletir:
A estiagem bate à nossa porta, as chuvas devem cair em quantidade insuficiente para manter com segurança os níveis dos reservatórios, já para a agricultura esta está comprometida seriamente! … Macaúbas tem um déficit hídrico histórico ou seja, desde sempre falta água! A prova disso é o “sistema de manobra” o que mostra que não há e nunca houve água suficiente para manter os sistema sempre ligado, sempre água nos dutos, com água nas torneiras (o abre e fecha registro é que causa rompimento, o esvaziamento x o aumento de pressão constante, este causado pelo que é conhecido como “manobras” – que entendemos como “controle de distribuição pela escassez das águas).
Macaúbas deverá ser BENEFICIADA, e ai, também o AÇUDE, com as águas do Sistema Adutora do Zabumbão, em outubro de 2021, a população de Paramirim, fez uma manifestação parecida com esta da população do Açude, para que NÃO SE RETIRASSE as águas do Zabumbão. (VEJA AQUI) , esta para ser distribuída para alguns municípios da região, a exemplo de Macaúbas, Ibipitanga, Boquira… Ou seja…
Ou seja...
Nós e muitos outros estamos precisando da ÁGUAS DO ZABUMBÃO, para beber, para vive, para sobreviver… É certo que muitos de nós na época do protesto pela não retirada da água do Zabumbão, alegávamos que a Barragem foi feita com recursos federais, sendo ela um PATRIMÔNIO da União, ou seja, de todos! Assim, como é a Barragem do Açude, que é federal… E água não tem nacionalidade ou dono… Água é para todos, distribuída de forma racional.
O Protesto… “Puxando a brasa para sua sardinha”?
Sim, todos nós queremos “puxar” para nós o que achamos que é nosso! Se a população de Paramirim tivesse “razão” e ganhasse no “gripo” o “Zabumbão é Nosso”!… Não existiria a Adutora que em breve vai levar Água Pra Todos, inclusive para a comunidade do Açude… A demanda das águas do Zabumbão para Macaúbas representará um incremento de quase 50% da nossa capacidade de captação hoje… É muita água!
A coerência:
Ainda “puxando” a brasa, é de se ter um sentimento empático com aqueles que precisam da água para beber, viver… Se tirar a água do Açude ele vai secar… Sim, é possível que seque, E se tirarem as águas do Zabumbão ele vai secar, sim, é possível que seque! Ou talvez não! E por fim… Eu quero é minha sardinha assada! A sua, se quiser come crua!
Matéria revisada e atualizada em 14/12 às 10h34mim