Este é o resultado de busca na internet que você irá achar… Macaúbas dista 48,90km de sua antiga sede administrativa, que hoje é o distrito mais antigo do município: Lagoa Clara. E é este percurso e mais adiante até a divisa de Igaporã e Riacho de Santana, segundo vídeo postado nas redes sociais pelo comunicador Osvaldo Oliveira, é a estrada que passa pelas melhorias, as quais profundas, entre cascalhos e seu alargamento, dando assim – condições de tráfego com mais segurança. E pontos críticos como voçorocas, que são depressões no solo causadas por águas pluviais, como as valas próximas a Lagoa Clara, as quis já tiveram algumas intervenções sem sucesso aparente.
Este trecho que liga Macaúbas a BR-430, com importantes cidades a exemplo de Bom Jesus da Lapa, a qual é identificada como BA-573, também já foi alvo de “promessa de pavimentação”, no entanto, o Estado da Bahia, tem muitas outras rodovias de interesse político e econômico maior, visto que este trecho não escoa nenhum produto ou “commodities” de interesse para o mercado interno ou externo, assim sendo, fica mesmo na especulação política e alimentando sonhos inviáveis!
Segundo Osvaldo Oliveira, não houve problemas com os proprietários de terras que margeiam as estradas, os quais autorizaram (como deve ser), a retirada de cercas e cedendo espaço para o alargamento da via, a qual em certos pontos se tornaram “irreconhecíveis” … Na verdade, muitas das vezes as intervenções e os imbróglios políticos dificultavam tais medidas, intimidando o poder público de tomar decisões, com o receio das perdas nas urnas! No entanto, há situações que perde o povo e perdem os políticos quando as curvas tantos as vicinais e as políticas não são atenuadas! E a história territorial e política neste trecho é mais sinuosa que as de fato são!