Blog do Alécio Brandão

“Contendas”: sistema de água é normalizado, “força tarefa” visita região para dar fim ao impasse.

Este é o cano que é retirado, sua função é melhorar o abastecimento, retirando água do canal  que é jogado numa caixa de distribuição.
Este é o cano que é retirado, sua função é melhorar o abastecimento, retirando água do canal que é jogado numa caixa de distribuição.

Após a caminhada de protesto na manhã desta segunda feira, realizada por moradores da região de Contendas, reivindicando normalização na distribuição de água à população local. O protesto feito pelos moradores, visitou a Prefeitura de Macaúbas e segui até a sede do SAAE e em seguida uma Comissão, foi até ao Fórum e pediram intervenção do Ministério Público e do Judiciário.

O cano auxilia a entrada de água nesta caixa que distribui para a região. Só que há outros canso que sai da nascente diretamente para outras propriedades. "Canso exclusivos" - Ou seja: "pouca água, meu cano primeiro"
O cano auxilia a entrada de água nesta caixa que distribui para a região. Só que há outros canso que sai da nascente diretamente para outras propriedades. “Canso exclusivos” – Ou seja: “pouca água, meu cano primeiro”

Em resposta à comunidade, na tarde desta terça feira uma “força tarefa” composta por membros do Legislativo, Ministério Público e Judiciário. Entre os vereadores presentes estavam: o presidente da Câmara Marcos Pinto e os vereadores: Roberto de Zé de Enedina, Marcelo Nogueira, Anderson Gumes, Ié do Pv e Nego de Eli. Representando o Ministério Público este presente o seu Assistente, o Sr. Rodrigo; do Judiciário,o Oficial de Justiça, Sr. Daniel; presente também o Diretor do SAAE, Sr. José Raimundo (Zezito), dando segurança estiveram o apoio de três Policiais Militares – visitaram a região de Contendas numa “reintegração de posse” da nascente ao SAAE, que se queixava de “insegurança” aos seus funcionários por ameaças de pessoas que são contra o sistema de retirada de água da fonte que serve mais de 500 famílias.

Estes são uns dos canos "extras" levando água para propriedades particulares
Estes são uns dos canos “extras” levando água para propriedades particulares

O caso aparentemente simples é um “conjunto de vícios” que se perpetuou há anos. Muitas ligações de água de particulares “dividem” espaço e vasão com o duto de água que é retirado da fonte para abastecer a população. O que vem criando insatisfação e até “ferimentos” de direitos por parte de outros.

Entre os vereadores, alguns se queixaram da “precariedade” no sistema de coleta, cobraram mais investimentos, na construção de melhores e novas caixas de captação e estudar uma forma de tratar a água. Segundo o Diretor do SAAE, Zezito, há alguns anos era feito o tratamento, mais foi suspenso por não se ter uma “vasão constante” da nascente.

Segundo informações há canos de particulares que atendem propriedades situadas no município de Boquira.  Há proposta para que se acabe com os “privilégios”, deixando somente um canal de coleta e distribuição homogenia, revitalização da área, construção de cerca que impeça invasores e investimento em infraestrutura, melhorando assim a qualidade na coleta.

Uma das providências é melhora o sistema de captação e realizar investimentos.
Uma das providências é melhorar o sistema de captação e realizar investimentos.

Veja outras imagens do sistema que abastece a região de Contendas.


error: Conteúdo Protegido !!