Blog do Alécio Brandão

CONSTRUÇÃO DE ABATEDOURO/FRIGORÍFICO EM PARAMIRIM E CADÊ O NOSSO?

Modelo de um abatedouro….
Recentemente no mês de janeiro deste ano,  em Macaúbas aconteceu Audiência Pública com o representante do Ministério Público Dr. Thiego Matos (que foi promovido para outro comarca), com o Major Irlando Oliveira da PM de Macaúbas, com o Poder Executivo, representando pelo seu vice prefeito José João, estando presentes autoridades da Saúde de Macaúbas, dirigentes de órgãos,  os açougueiros e populares. (Veja o post em questão, clique no link a seguir: http://macaubasonoff.blogspot.com.br/2012/01/on-mp-de-macaubas-promove-audiencia.html

De lá para cá não se tem notícias sobre o andamento da audiência, parece que caiu no esquecimento! Enquanto isso Paramirim avança na construção de um Abatedouro e Frigorífico Público com a capacidade de abater 30 animais (parece ser 30 animais/dia). Não se tem informações se este abatedouro/frigorífico irá atender a região sendo assim, poderá amenizar o problema do abate clandestino de bovinos em Macaúbas, mas o ideal seria mesmo a construção de ABATEDOURO/FRIGORIFICO em Macaúbas, para que possa atender Macaúbas e sua micro região, já que Paramirim  tem outras cidades em sua volta.

Feira livre de Paramirim, ampla moderna, construída há quase dez anos,
enquanto a de Macaúbas parou no tempo!

Macaúbas que tem uma população que chega dobrar o número de habitantes em relação a de Paramirim, um território quase três vezes maior, é sede administrativa região, fica mais centralizada e ultimamente tem perdido em “prestígio” junto aos Governos Federal e Estadual. O mais recente caso foi a perda da maternidade para Paramirim, mas também “ganhamos” o laticínio que ainda não saiu do papel, segundo consta há uma intervenção do grupo oposicionista para “agilizar” sua construção. Este laticínio é uma iniciativa da Cooperativa de Produtores de Leite, o terreno foi doado pelo Município. 

Fica difícil comparar Paramirim com Macaúbas, são municípios que têm características diferentes até na sua geografia, cultura, economia e tudo isso reflete diretamente no comportamento de sua população e Administração Pública; se comparado o lado da saúde, Paramirim sempre este a frente, com dois hospitais, diversas clínicas e profissionais especializados… Mas quanto a este item Macaúbas, pelo menos no setor da saúde privada, com a chegada de algumas Clínicas e melhoramento das que já existiam tem melhorado, mas os serviços públicos na área da saúde ainda deixa a desejar e neste contexto, está o consumo de carnes de qualidade duvidosa pela população por falta de uma política pública séria para este setor. 
Veja a imagem ao lado, contágio pela ingestão de carnes de origem duvidosa, a TOXOPLASMOSE é uma doença, também causada pelo consumo de carnes contaminadas, esta doença também chamada de DOENÇA DO GATO é muito comum entretanto, há quem tenha mais resistência e ela fica “incubada”, risco maires em gestantes…
Uma dica para nosso população fica mais atenda ou melhor, DE OLHOS ABERTOS… 

Veja o aviso de licitação para construir em Paramirim um ABATEDOURO/FRIGORÍFICO… 
E CADE O NOSSO? 

“Superintendência de Construções

Administrativas da Bahia – SUCAB

AVISO DE LICITAÇÃO Nº 047/2011 – CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 022/2012 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO/SUCAB.

Tipo Menor Preço – Abertura: 13/06/2012 às 10:00 horas – Objeto: CONSTRUÇÃO DE ABATEDOUROS/FRIGORIFICOS PARA 30 ANIMAIS, EM DIVERSOS MUNICÍPIOS, DISTRIBUIDOS EM 03 (TRÊS) LOTES, SENDO: LOTE 01: MEDEIROS NETO, ITANHEM e IGUAÍ. LOTE 02:  ARACI, VALENTE e ITABERABA e LOTE 03: BARRA, SANTA RITA e PARAMIRIM. Local: 3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, Sala de Treinamento – Subsolo da SUCAB, Ala Norte, CAB, Salvador-Bahia.

Os interessados poderão obter informações e/ou o Edital e seus anexos ao preço de R$200,00 (duzentos reais), mediante apresentação da comprovação de DEPÓSITO IDENTIFICADO (obrigatoriamente em espécie), efetuado no BANCO DO BRASIL – Agência nº3832-6, conta nº 991.857/4 – SUCAB, constando o nome e o nº do CNPJ da empresa e o nº  da modalidade da licitação, na 3ª Avenida nº 390, Plataforma IV, 2º andar, sala nº 07, Ala Norte, CAB, Salvador-Bahia, de segunda a sexta-feira, das 8h.30min. às 12:00h e das 13h.30min. às 17h.30min. Maiores esclarecimentos através dos telefones (71)3115-6596 e 3115-6126.

Salvador-BA, 09/05/2012. – Paulo César Nogueira Fernandes – Coordenador de Licitação.”


Fonte deste aviso de licitação, através do site: www.focadoemvoce.com.br (grifo de azul do Macaúbas On Off)


error: Conteúdo Protegido !!