Blog do Alécio Brandão

Dica de Saúde IRM: conheça melhor o Câncer de Próstata e como tratá-lo.

Dr augusto Rabelo (urologista ) hospital aristides maltez .

Clinica-IRM-Copia

A IRM, Clinica Médica, pioneira na região, sendo uma das melhores equipadas do interior baiano, tem um quadro de profissionais que atendem nos maiores e melhores hospitais da Bahia, agora conta com os serviços do renomado urologista Dr. Augusto Rabelo, que também atende no Hospital Aristídes Maltez, em Salvador, referência no Norte/Nordeste em tratamento de Câncer. Dr. Augusto Rabelo, atenderá na IRM no dia 30 de julho (sábado pela manhã) – agende sua consulta através dos telefones: (77) 3473-1388 ou (77) 99993-2453

Agora, conheça melhor sobre o Câncer de Próstata:

Câncer de Próstata

NOVEMBRO AZUL – Um mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem!

Assim como o Outubro Rosa, idealizado para sensibilizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Novembro Azul surgiu como o mesmo propósito, porém voltado à saúde dos homens, mais especificamente para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O ÓRGÃO – Você sabe o que é, para que serve e onde se localiza a Próstata?

A próstata é um órgão do sistema reprodutor masculino do tamanho aproximado de uma noz, responsável pela produção do líquido espermático ou esperma, substância que contém nutrientes e serve para auxiliar os espermatozoides a chegarem até o óvulo. Com uma forma de maçã, é localizada logo abaixo da bexiga, à frente do reto e da uretra.

A DOENÇA – Você sabe o que é o Câncer de Próstata?

É o tipo de câncer mais comum, de órgão sólido, no sexo masculino, provocado pela multiplicação desordenada das células da próstata, causando o endurecimento da glândula. Na maioria dos casos pode ser diagnosticado em estágio inicial, tem crescimento lento e quando se faz diagnóstico nesta fase, tem grande indide de cura. Por isso, é importante a realização de consultas regulares com o urologista.

INCIDÊNCIA – Qual a frequência do Câncer de Próstata no Brasil?

O câncer de próstata é, no Brasil, o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer da pele. Somente em 2014, cerca de 68 mil brasileiros receberam o diagnóstico da doença, que é a segunda causa de morte por câncer entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. A taxa de mortalidade da doença está em queda, devido às campanhas sobre a importância do diagnóstico precoce. Contudo, há um aumento nas taxas de incidência no Brasil, que pode ser parcialmente justificado devido à evolução dos métodos diagnósticos.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres, com uma taxa de incidência seis vezes maior nos países desenvolvidos, comparados aos países em desenvolvimento. É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

prostata01

SINTOMAS – Quais são os principais sinais do Câncer de Próstata?

A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não costuma a provocar sintomas, sobretudo, quando em estágios iniciais. Por isso, é importante a realização de consultas periódicas com um urologista, principalmente quando o paciente:

  • Urina pouco e várias vezes.
  • Urina com frequência, especialmente durante a noite, levantando muitas vezes para ir ao banheiro.
  • Apresenta dificuldade, dor ou sensação de ardor ao urinar.
  • Apresenta sangue na urina ou no sêmen, além de dor na ejaculação.

 

Outros sintomas como dor óssea, principalmente na região das costas, pode ser um sinal da evolução do câncer para outras partes do corpo, ou seja, uma metástase.

DIAGNÓSTICO – Como descobrir se uma pessoa está ou não com Câncer de Próstata?

O toque retal e a dosagem do PSA (exame de sangue) são os principais exames realizados no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Se for confirmado alterações na glândula pelo toque retal ou auento do PSA , é necessária também realização de uma biópsia, para confirmar a presença do tumor , além de exames complementares, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia óssea.

TRATAMENTO – O que fazer quando é diagnosticado um Câncer de Próstata?

O tratamento do câncer da próstata depende de vários fatores, como idade, comorbidades, extensão e grau da doença, podendo ser realizado o tratamento para cura com a cirurgia e/ou radioterapia até, tratamentos paliativos como hormonioterapia e quimioterapia isoladas.

RECOMENDAÇÕES – Quando devo procurar o urologista fazer os exames preventivos?

  • Aos 50 anos – Para homens sem risco maior de desenvolver câncer de próstata.
  • Aos 45 anos – No caso dos descendentes de negros ou homens com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos.

 


error: Conteúdo Protegido !!