Com o fim do período chuvoso em Macaúbas, há mais de 90 dias sem chuvas, começa a população do interior do município sofrer com a escassez de água. Macaúbas tem sua principal fonte de água a dos Tinguis, esta que é captada de nascente, tendo também a do Coité e mais alguns poços artesianos espalhados pelo município, aguas estas captadas, tratadas (não em sua totalidade) e distribuídas pelo SAAE. Nesta época a vasão (oferta) é reduzida, por se tratar de água de mina e poços que dependem de reabastecimento pelas águas das chuvas, por outro lado, o consumo aumenta; o que leva a administração pública a contar com alternativas como carro-pipa, na tentativa de amenizar o problema que é histórico. O último grande investimento hídrico em Macaúbas foi em 1994, na construção da adutor dos Tingues, na gestão do ex-prefeito Sebastião Nunes, obra inaugurada na Praça da Matriz pelo então governador Antônio Carlos Magalhães.
Na sessão desta quinta feira, 11 – muitos vereadores levaram ao conhecimento do plenário a escassez de água que passam muitas comunidades na zona rural, estas em sua maioria no baixio onde a oferta é menor, tendo poucas nascentes, reservatórios. As populações que vivem no “fim de rede” onde a pressão é menor, tem maior dificuldade em armazenar, visto que a água chega “fraca” não dando tempo de armazenar.
Diga SIM, à Adutora do Zabumbão: precisamos de água!
Uma das soluções esperada é a Adutora do Zabumbão, a qual ainda não foi interligada no sistema do SAAE, espera-se incremento maior que 50% na oferta de água no município; visto que, Macaúbas ainda não tem uma barragem que possa suprir a demanda, bem como fontes outras. É de se registrar que em outubro de 2021, na cidade de Paramirim onde foi construída pelo Governo Federal, a barragem do Zabumbão, foi realizada uma manifestação popular (veja matéria, clique aqui) , estando presente o prefeito Beto, populares, outras autoridades regionais, bem como esteve presente o prefeito de Macaúbas Aloisio Rebonato, vestindo a “camisa do movimento: Diga Não à Adutora do Zabumbão“), Esta obra que é do Governo do Estado da Bahia, a qual, que ironicamente deverá sanar o problema da falta de água em diversos municípios da região, entre eles, Macaúbas.
Em depoimento na época Rebonato queria a construção da Barragem do Rio Santo Onofre na região serrana de Macaúbas, um “projeto” que há anos é falado, contudo – informações de bastidores e preliminares, dizem da inviabilidade técnica e outros da obra. Não obstante, nenhuma informação concreta é repassada à sociedade a respeito desta “ideia”, visto que, não há nenhum projeto desta tão falada barragem. O blog não consegui manter contato com a assessoria do prefeito de Macaúbas. Todavia, espaço fica aberto.
Há no projeto, além da adutora do Zabumbão, a construção de barramento no Rio da Caixa, no município de Rio do Pires, que deverá ser integrada ao sistema quando este estiver pronto.