Com um dos melhores índices vacinal da região, tendo até sido “manchete” em telejornal regional, o município de Macaúbas ainda não retornou as aulas presenciais, a exemplo das escolas públicas e muitas do Estado. No entanto, informações preliminares dão conta que a vacinação (mesmo estando em bom patamar) não é a única barreira para o início das aulas, problema de infraestrutura e burocráticos que já deveriam ter sido solucionados, parecem ser o “Calcanhar de Aquiles” da administração pública. Entre estes, é a reforma/ampliação de prédios escolares e problemas na licitação de transporte escolar. O início das aulas que foi ensaiado para setembro, parece não vingar, no entanto, ainda é possível o retorno das aulas ainda este ano, e a vacinação deixou de ser uma “desculpa” pronta, informa uma professora da rede municipal.
Segundo o porta da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, atualizado às 18h00 desta sexta feira,, 10 de setembro/21, (leva-se em consideração que muitos dos dados ainda estão represados na Secretaria de Saúde local, o que sugere que os números da SESAB não mostram a realidade, ou seja, os números reais são melhores) – indicam que 41.251 doses foram aplicadas, considera-se ai as duas etapas. No entanto, é bom lembrar que a imunização completa só se dar após 14 dias da segunda dose e para tanto temos os seguintes dados:
Se o que importa é a segunda dose e esta após 14 dias, o município de Macaúbas, através de sua Secretaria de Saúde e seus órgãos, imunizou 14.879 pessoas, o que representa pouco mais de 28% de sua população. Veja abaixo um recorte do portal da SESAB, de 10/09/21.(veja aqui)
(Matéria revisada em 21/09/2021)