Conforme nota do portal G1/Bahia, o Estado da Bahia passa por EMERGÊNCIA com crescente casos de Dengue, somente entre janeiro até 24 de abril deste ano, foram 20.813 casos, sendo que destes 398 somente em Macaúbas, considerando que os dados são de 24 de abril, há mais de um mês, e que nas ultimas semanas as chuvas se intensificaram, tendo chovido somente no dia 30/04, 30mm, os casos possivelmente estão batendo a casa dos 500!
Macaúbas vive Epidemia de Dengue, segundo diretrizes da ONU.
Para ser considerado epidemia precisaria ser de 300 casos confirmados para cada 100 mil habitantes, segundo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde. Segundo dados da própria Secretaria da Saúde da Bahia, Macaúbas conta com 398 casos, visto que o município tem aproximadamente 50 mil habitantes, ou seja, supera em mais de 100% os parâmetros para epidemia conforme diretrizes da OMS/ONU.
As informações prestadas ao portal G1, foram dadas pela Secretaria da Saúde da Bahia e diz ainda que o aumento da Dengue no Estado supera a 150% em relação ao mesmo período do ano passado, que contou com pouco mais de 8 mil casos. Veja o ranking dos municípios baianos com o maior número de casos, sendo que Macaúbas, ocupa a 9ª posição.
“Segundo o levantamento, 286 das 417 cidades baianas apresentaram casos da doença no período analisado.
Lideram a lista de registros os municípios de Itabuna (4.280), Ilheus (3.629), Jequié (1.508), Salvador (880), Ibicaraí (592), Jeremoabo (569), Buerarema (470), Simões Filho (406), Macaúbas (398) e Feira de Santana (396). Juntos, os municípios citados concetram 63,1% dos casos no estado.
Do total de casos registrados, a Sesab ressalta que dois evoluíram a óbito. As mortes foram registradas em Salvador e Feira de Santana.”
No entanto, a Sesab, nega que o Estado vive uma epidemia, mas não se refere a casos isolados de municípios como o de Macabuas e certamente de outros, visto que 60% dos casos estão centrados em apenas 17 municípios, veja nota:
“Emergência
De acordo com a Sesab, os indicadores e parâmetros usados para monitorar a vulnerabilidade dos municípios para epidemias de dengue apontam que 24 municípios baianos estão em estado de emergência para implementação de ações de plano de contingência: Antas, Barra, Barra do Choça, Belmonte, Buerarema, Cândido Sales, Capela do Alto Alegre, Cícero Dantas, Coaraci, Dias D’Ávila, Euclides da Cunha, Ibicaraí, Itapé, Itiúba, Jequié, Macaúbas, Mairi, Maracás, Planalto, Ruy Barbosa, São Domingos, Taperoá, Una e Valença.
Apesar do aumento no número de casos notificados em 2015, em relação a 2014, a Sesab ressalta que o estado não enfrenta uma epidemia de dengue.”
O blog manteve contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura (através do e-mail: [email protected]) solicitando posicionamento sobre o caso, mas até o fechamento desta matéria não tinha obtido retorno. No entanto, mantém espaço aberto.