Blog do Alécio Brandão

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ EDUARDO MAGALHÃES DE BOQUIRA TEM A MENOR NOTA DO ENEM 2011, NA BAHIA.


Vista parcial da cidade de Boquira.

O “peso” da pedra.
Com pouco mais de 22 mil habitantes, a cinquentona Boquira, emancipada em 06 de abril de 1962, tinha como base de sua economia a extração de chumbo e há quem diga que entre uma galena e outra reluzia o dourado e prateado clandestino… Em sua era “áurea”, seus exploradores deixou de consolo um hospital e benfeitorias outras, no entanto, como todos “bons exploradores” a escória e o lado negro da exploração de recursos não renováveis, talvez tenha deixado mais débitos sociais, ambientais e até de capitais, do que se pensa ou se presume… 

Vemos que ela era “invisível”…
A cruz hoje é outra!
A falta de água que vemos hoje naquele município em parte se deve pelo alto índice de contaminação das minas, uso indiscriminado de reagentes químicos (na época sem controle governamental aparente), também deixou marcas nas correntes sanguinas dos nossos irmãos boquirenses… Até hoje uma montanha de rejeitos sólidos da exploração do minério de ferro está exposto a céu aberto, de fechado mesmo só os “olhos das autoridades”… Agora estamos sentindo o “peso” da pedra… E tudo isso refletiu em seu desenvolvimento pós “mina”… Tanto na saúde, infraestrutura e educação, veja nota sobre o resultado do Enem 2011 que teve notoriedade nacional.  
Abaixo apresentamos matéria do Blog do Glauber, que destaca resultado do Enem 2011, fazendo referência a diversas cidades baianas, veja:


O Colégio Helyos, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, obteve a melhor pontuação na Bahia no resultado de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A escola particular alcançou a média 694, 58. Participaram da prova 75,93% dos alunos. Ainda segundo as informações do G1, o Colégio Helyos aparece na 11º colocação entre as instituições que obtiveram melhor nota no país. A instituição que obteve a menor pontuação em 2011 na Bahia é o Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, no município de Boquira, a cerca de 650 km da capital baiana. A escola pública obteve a média 401,03. Participaram da prova 53,08% dos alunos. O Colégio Militar de Salvador, que funciona na capital, é a instituição que obteve a melhor pontuação entre as instituições públicas. A escola obteve média 625,86. Participaram da prova 53,45% dos alunos. No ranking de melhores notas obtidas na Bahia, o Colégio Militar aparece em 11ª colocação.
Informação: Somente constam as notas do Enem 2011 referentes a instituições que tiveram mais de 50% de participação dos alunos na prova. Colégios de Paramirim, Caturama, Botuporã, Rio do Pires, Ibipitanga, Érico Cardoso ou Tanque Novo não aparecem na lista, visto que não alcançaram 50% de participantes. Já em relação ao município de Macaúbas, o Colégio Público José Batista da Mota obteve 472,62 pontos, com 64,83% de participação.” Veja matéria em: http://www.blogdoglauber.com.br/v1/2012/11/23/colegio-do-municipio-de-boquira-tem-a-menor-pontuacao-do-enem-na-bahia/

error: Conteúdo Protegido !!