Dentre estas 180 lojas espardalhadas pelo interior do Estado, estão as Lojas Maçônicas da Bacia do Paramirim, entre elas as de Oliveira dos Brejinhos, Macaúbas, Rio do Pires e Paramirim, que também deverão integrar através da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia – GLEB, cooperação com o Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (COI), veja nota publicada nesta quinta feira, 11 no Bahia Notícias.
O Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) recebeu na manhã desta quinta-feira (11) a visita do Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (Gleb), Jair Tércio. De acordo com o líder da instituição, a Maçonaria pretende colaborar com o funcionamento do COI. “Estamos instalando um conselho de segurança em todos os municípios onde tem loja maçônica a partir de julho. Dos 417 municípios, estamos em mais de 180. Isso nos dá um alento solidário, podemos divulgar isso e ajudar a melhorar. No que a secretaria nos solicitar, nós estaremos prontos, como na área de estratégia, tecnologia”, elenca Tércio, que parabenizou o titular da pasta, Maurício Barbosa, pela implantação do centro, que foi inaugurado no último dia 18. “É impressionante. A Bahia está de parabéns, como sempre. O centro é um salto quântico no que diz respeito à segurança pública. Hoje, como baiano, não só como Grão-Mestre, o orgulho subiu aos ombros. Estou seguro de que vamos melhorar um grau significativo”, avaliou.
Em entrevista ao Bahia Notícias, Barbosa destacou a importância do relacionamento com a sociedade para o funcionamento eficiente do centro, que reúne câmeras de logradouros, instituições públicas, privadas, viaturas, além de monitorar escolas, hospitais e penitenciárias do estado. “Estamos hoje recebendo a Maçonaria, para que nos ajude a conquistar novas parcerias. Quanto mais parcerias, melhor”, explicou o secretário, citando outras visitas recebidas, como o corpo consular do Ministério de Relações Exteriores. Segundo o secretário, o COI tem mostrado bom desempenho no contexto da realização de partidas de futebol em Salvador, pelos Jogos Olímpicos Rio 2016, e também no cotidiano dos serviços de segurança em todo o estado.