Será que podem ser menos agressivos?
Todo mundo tá reclamando dos “excessos” de carro de som dos dois grupos políticos de Macaúbas… A cidade que já tem uma geografia complicada, com ruas estreitas e alguns pontos com “congestionamento de tráfego”, como é o caso da rua Direta, fica impossível falar ao telefone até dentro de estabelecimento comercial…
Infelizmente não há uma aferição dos decibéis por parte das autoridades de Macaúbas, para verificar se realmente é o que parece ser: um abuso na altura do som por parte dos carros de propaganda política.
Veja uma matéria sobre a poluição sonora e seus dados…
(imgem: guiamedicodabahia.com.br) INSUPORTÁVEL… |
“A poluição sonora atrapalha diferentes atividades humanas, independentemente dos níveis sonoros serem potencialmente agressores aos ouvidos, a poluição sonora pode, em alguns indivíduos, causar estresse, e com isto, interferir na comunicação oral, base da convivência humana, perturbar o sono, o descanso e a relaxamento, impedir a concentração e aprendizagem, e o que é considerado mais grave, criar estado de cansaço e tensão que podem afetar significativamente o sistema nervoso e cardiovascular. Há vários tipos de ruídos e sons não ruidosos potencialmente agressivos para o órgão auditivo, como o trânsito de veículos, atividades domésticas e públicas e o ruído industrial. A poluição sonora frequente, por exemplo, através de aviões pode causar danos à saúde humana mesmo a partir de níveis de ruídos baixos. Já em 1910 Robert Koch profetizou: “Um dia a humanidade terá que lutar contra a poluição sonora, assim como contra a cólera e a peste“. O ponto de ataque da poluição sonora não é o aparelho auditivo, mas sim o sistema endócrino, especialmente as glândulas que produzem o cortisol e outros corticosteróides. Desta maneira, níveis de ruído a partir de 45 dB podem ser nocivos à saúde humana, quando a diferença de medição for maior que 3 dB do nível de ruído de fundo. Já a partir de 55 dB pode-se considerar uma fonte sonora como incômodo.“ (…)
(fonte do texto parcial: http://pt.wikipedia.org)