* Por Irlando Oliveira

Por outro lado, por mais que consideremos o nosso vocabulário vasto, ele ainda se apresenta tacanho, vago e mesquinho, a ponto de algumas mensagens do além não poderem ser-nos passadas devido não termos condições de compreendê-las; devido o outro plano da vida não poder transmití-las, em razão de não termos como decodificá-las! Mundos há que os seres contam com, por exemplo, 18 sentidos! Isso dá ao Ser uma capacidade imensurável de compreensão – as suas percepções são bastante dilatadas. As nossas limitações nos levam, por assim dizer, ao entendimento de vermos e percebermos alguns problemas existenciais como simplesmente inextricáveis.
O certo é que precisamos, e muito, praticar a humildade, deixando a soberba e a vaidade de lado, buscando o entendimento de que estamos na condição de aprendiz. Com toda sapiência que caracterizava o filósofo grego Sócrates, à época, ele apenas dizia que nada sabia! Quanto mais estudava e “conhecia”, ele entendia a sua insignificância, vez que o conhecimento é multifacetado.
O nosso espírito, para manifestar-se nesta vida, em todos os sentidos, necessita da aparelhagem fisiológica em condições de favorecê-lo. Dia virá que as potencialidades que se encontram em dormência em nosso íntimo serão despertadas, oportunizando-nos o entendimento para aquilo que ignorávamos, justamente em razão de tais limitações, as quais ainda nos marcam devido às nossas necessidades, e ainda não nos são dadas as oportunidades de conhecê-las! Pelo menos por enquanto!
_________________________________________________________________________
* Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Major do QOPM, atual Comandante da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora, e Especialista em Gestão da Segurança Pública e Direitos Humanos.