
O povo apesar de acharmos o oposto, ele age com coerência, vê na figura do vereador que é aquele que está mais próximo da população, diuturnamente… A figura do vereador principalmente aquele que tem origem no interior do município, representa a “ponte” entre a comunidade e o poder Executivo…
É na porta do vereador que o eleitor/cidadão bate primeiro, é na madrugada para levar um paciente no hospital, é na ajuda de remédio, de um favor para ser feito aqui na cidade, é no ouvir, no falar, no desabafo… È o vereador o “padre”, o “médico”, o “conselheiro”, o “mestre de obra”, AQULE QUE ANTES DE TUDO OUVE O SEU POVO e mais, conhece de perto a dura realidade de viver isolado, num “exílio natural” e muitas das vezes não é escolha dele!
E apesar das dificuldades encontradas pelos vereadores, tendo muitos que sacrificar boa parte de seus subsídios (salários/renumeração recebidos pelo exercício da missão, do mandato) – são mal entendidos, muitos pensam que o vereador PODE FAZER OBRAS, que eles controlam as verbas públicas. NÃO, as prerrogativas legais dos vereadores são muitas restritas no que tange a orçamentos/verbas, RECURSOS PÚBLICOS… Dando-lhes a lei, apenas o dever de fiscalizar, cobrar, sugerir, denunciar, acompanhar, legislar (no que for legal), com um “fardo” que não é seu em suas costas, acabam muitos deixando de fazer o que lhe é conferido, ou por opção própria e razões outras já sabidas!
Dito isso:

Sabemos nós que o vereador é a PONTE, e muitos destes recebem queixas, pedidos de coisas que estão fora de seu alcance! Como é o caso do vereador Carlinhos de Antero, que vem recebendo queixas, pedidos da população, bem como vem recebendo outros vereadores, conforme seus discursos na Tribuna Livre da Câmara. Neste caso, para melhoramento de estradas vicinais da região serrana, a saber:
Estradas que liga Macaúbas a Canatiba, uma passagem “molhada” próximo ao Posto de Gasolina, onde as enxurradas levaram boa parte das manilhas e sedimentos, pedido este de moradores como Toieira, Pedrão!
Estrada de acesso a comunidade de Tabuleirinho, Mastruz, Barra de Cima, como observou o líder comunitário Zé Baio, o qual diz que muitos carros de passeio estão impedidos de realizar viagem até a sede do município por conta das péssimas condições, o que prejudica até o comércio local. Outra situação degradante são as estradas que dão acesso a região do Coqueiro, queixas estas do cidadão Carlinhos Preto…
São os ouvidos do vereador, como informado acima estão mais próximo da comunidade. E estes devem levar as demandas do povo até os responsáveis, que neste caso, é no primeiro momento o prefeito e secretário de obras . Sabe-se que estes trechos são de permanente manutenção, por se tratar de estradas de serra com desnível característico, sendo assim, independe de tempo de governo, de maquina quebrada, situação que qualquer governo pode e vai achar, novo ou velho na cadeira!
