Conforme informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial, CAPS, agora com nova sede, mais amplia e com melhores estruturas, além da recuperação do veiculo de transportes de pacientes, vem atendendo mais de mil pacientes por mês, sob a coordenação da Psicologa Ana Paula, a qual com a cooperação da Secretaria da Saúde e sua equipe técnica vem desenvolvendo nesta Unidade de Saúde atividades complementares ao tratamento convencional de seus pacientes, o qual vem obtendo excelentes resultados. Uma destas atividades é o cultivo de legumes e verduras orgânicos, através de hortas plantadas na própria área do CAPS, que além de ser uma atividade inclusiva e recreativa, possibilita o consumo de alimentos de alta qualidade pelos usuários da Unidade, favorecendo assim, melhores condições de saúde física e mental.
A Unidade do CAPS de Macaúbas, também mantém oficinas recreativas de artesanato, pintura e artes – nesta oportunidade eles estão confeccionando sua própria ornamentação junina e os preparativos da festa de São de João, momento de maior integração social entre os pacientes, servidores, familiares e a comunidade. A unidade atende mensalmente mais de 1.000 pacientes, além destes há os intensivos que aproximam a 15, estes que requerem mais atenção e cuidados.
Segue a nota, informado que toda equipe está fazendo todo o possível para que todos que procuram a Unidade, não retorne para suas casas sem acolhimento, orientação médica, medicamentos, além do necessário atendimento Médico e Psicológico. E finaliza: “mais uma equipe da atual gestão trabalhando para um novo recomeço da Saúde de Macaúbas”.