Blog do Alécio Brandão

Budega São João: …”Do passado para o futuro”. Sorria mais e viva para reviver!…

Revivendo para continuar vivendo…

Sem dúvidas um dos “ornamentos” mais fotografados durante os quase trinta dias que esteve aberta, a Budega São João, idealizada por Arilton Rego, engenheiro civil de formação, mais apaixonado pela artes, pelo paisagismo e certamente um “disigner” nato… Usou da criatividade para retratar uma antiga Macaúbas revivida num espaço 4×4, como as velhas fotografias PB… Colorindo assim, lembranças de um doce passado dos muitos que ali visitaram, como disse em sua mensagem de “despedida” desta 1ª Edição da Budega pois, e certamente teremos uma “releitura” deste indispensável espaço:

… “Fica a saudade dos bancos que nunca estavam vazios , sempre havia alguém com o olhar apreciador “…

O 4×4… O quadrilátero mais fotografado do São João

E os olhares foram muitos, é certo que alguns estavam “atravessados”, talvez por não ter tido o “estalar da ideia”… E a ideia é essa:

..”E nesse ambiente a garrafa de café, o bolo, brevidade e avoador para acolher, mesmo que de forma singela“…

Tudo foi feito com simplicidade, dedicação, boa vontade e acima de tudo o indispensável carinho acompanhado do amor sem propósito… E a propósito, de propósito a Budega foi feita para resgatar “emoções”, lembras de “amores encontrados”… Pois, sem lembranças, sem passado é impossível construir o futuro…

E inicia uma nova geração de “budegueiros”…

Veja a mensagem do Idealizador do Projeto, posto em sua rede social, a qual fez dela, ele – uma janela da Budega para quem tem e sente emoções, por um dia ter vivido tudo aquilo e teve a oportunidade de REVIVER…

“Despedindo da Budega São João – Sou Feliz na Roça. Quão gratificante e ter um trabalho reconhecido. Esse reconhecimento veio através de palavras e, na maioria das vezes, dos inúmeros olhares minuciosos que contemplaram cada objeto antigo que estava exposto. Muitas foram as histórias contadas a partir do reconhecimento de cada peça exposta .

Agradeço a todos que se disponibilizaram para levar sua preciosa relíquia , obrigado pela confiança . Fica a saudade dos bancos que nunca estavam vazios , sempre havia alguém com o olhar apreciador . E nesse ambiente a garrafa de café, o bolo, brevidade e avoador para acolher, mesmo que de forma singela , nosso visitante. A todos que com sua ilustre presença nos prestigiaram nosso sincero agradecimento e nossa imensa saudade.”

(Macaúbas/BA 26/06/2017 – Arilton Rego, idealizador do projeto) 

E lembrança atrai lembranças… Hoje, especialmente hoje, 26 de junho, quando completa 15 meses da partida de um dos mais “budegueiros” dos macaubenses… Se aqui estivesse, certamente estaria ocupando um dos bancos, tomando um café e se “lambuzando” com as guloseimas e suas especiarias… O Prof. Ático Mota, um dos “guardiões” da boa convivência com a cultura, despojado do luxo e rico em boa vontade!..

Há 15 meses, um “budegieiro” que faltou na foto!… Mas que continua em nossas lembranças.

Veja outras imagens de passageiros da Budega, uma “maquina” do tempo que ficará na história… E a história continua… Com uma nova reedição da Budega São João 2018…

Sorria mais e viva para reviver!…


error: Conteúdo Protegido !!