O Movimento a “Pedra Azul é Nossa” vai ás ruas e cobra das autoridades
o “direito da arrecadação de impostos”…
Boquira, cidade do sudoeste baiano, há 630km de Salvador, é mobilizada por entidades como a Polícia Mirim, Grupo de Capoeira Senzala e integrantes Grupo Juntos Por Boquira, organizaram nesta manhã de sábado, 27, o Movimento “A Pedra Azul é Nossa”. Cobrando das autoridades local resposta quanto a situação de exploração e destino dos impostos que são gerados e pagos no município de Macaúbas, cidade vizinha a 30km, que segundo consta, detém a exploração de boa parte do Granito que também leva o nome da cidade, o Granito Azul Macaúbas.
O Movimento também cobrou atenção das autoridades da cidade na questão das divisas de território, dando como exemplo comunidades da Região de Veredinha, que faz divisa com o município de Macaúbas, alegam que o território vem sendo abandonado e supostamente “invadido” e assim perdendo população e receita.
(Foto Reprodução Google)
Jazida do Granito Azul situada na Serra Geral da Bahia. Segundo informações
fica entre os municípios de Boquira e Macaúbas, nas comunidades como Vaca Morta e Palmeira, entre outras.
Entidades como a Policia Mirim participaram do Movimento.
Muitos estudantes, entre ainda muitos jovens, integram o movimento com cartazes reivindicando apoio do Poder Público as entidades que representam.
Dezenas de fitas azuis foram amarradas na grade da Prefeitura de Boquira com simbolo de protesto e cobrança da autoridades na questão dos direitos da “Pedra Azul” que deu origem ao movimento e parece ser a principal reivindicação do movimento.
O estudante da UFBA de Engenharia Química, Marcus Fernandes cobrou maior participação dos jovens e da população e em sua palavras a perda de receita do município com a exploração do Granito Azul que segundo os organizadores do evento, fica no território de Boquira as jazidas do Granito. Os manifestantes dizem que o município perde receita que poderiam ser aplicadas em saúde e educação.
Por e-mail uma das coordenadoras do movimento envia nota ao blog.
“O Dia em que Boquira se vestiu de Azul
O Movimento a Pedra Azul é Nossa vem reivindicar os direitos da arrecadação dos impostos para a cidade que possui o recurso natural, Boquira.
Boquira é uma cidade marcada pela sua história de exploração desde a época da mineração de chumbo e por essa razão o movimento vem com o objetivo maior de alertar a sociedade em prol de seus direitos; e também vem pedir que as autoridades do município movam-se em defesa do nosso patrimônio (território). Com isso oferecer condições para o resgate da autoestima dessa sociedade.
Aproveitamos a ocasião para chamar a atenção do prefeito e dos comerciantes para o apoio aos grupos que são representantes da nossa cidadania, grupos que há quase três décadas insistem com seus trabalhos influenciando centenas de jovens dessa cidade, A Polícia Mirim de Boquira (presente no movimento) e o grupo de Capoeira Associação Senzala.
Em breve estaremos marcando o próximo encontro.
Cecília Macedo –Integrante do grupo JUNTOS POR BOQUIRA“
O Macaúbas On Off tentou manter contato com o Prefeito de Boquira, Marco Túlio, mas o mesmo estava viajando e em contato com o Procurador Jurídico do Município, o advogado Dr. Pimenta, disse por telefone que o município através do seu gestor emitirá Nota Pública sobre o Movimento e suas reivindicações, o que deverá ser feito durante a semana, tendo como meio este blog e outros veículos de comunicação da cidade e região. Diz sua Assessoria Jurídica.
O Blog também tentou entrar em contato com a Prefeitura de Macaúbas e com a Empresa GM (Granito e Mármore) que explora boa parte das jazidas do Granito Azul e que tem escritório em Macaúbas. Mas por se tratar de um dia de não expediente, novas tentativas serão feitas na segunda feira, 29.