Segundo nota da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Macaúbas, a qual firmou convênio com a Fundação Pedro Calmon, com o objetivo de cooperação técnica. Este convênio é para atender a Biblioteca Pública Prof. Zacarias do Amaral Rego, primeiro Diretor do antigo CEAS e também patrono do extinto Grêmio Estudantil, que levava seu nome.
Segundo nota a Secretaria Municipal da Cultura, tendo como titular da Pasta Eliana Cardoso, prevê a implementação e o aperfeiçoamento das atividades da biblioteca.
Segundo informações, o acervo da biblioteca foi praticamente reduzido a metade, pois os leitores não estão devolvendo os livros, com isso diversas coleções estão desfalcadas e muitas obras perdidas. Outra situação preocupante é quanto a falta de manutenção do prédio, um antigo casarão do Século XlX, onde já abrigou um colégio e até sede da prefeitura. Cupins e traças estão danificando estruturas de madeiras, principalmente seu assoalho.
A nota da Prefeitura não informa se o convênio contempla a restauração do prédio que é urgente, visto que a ultima reforma do casarão foi feita em 2011, para inauguração da Biblioteca, onde também há uma sala de informática praticamente desativada.