Blog do Alécio Brandão

BANCO DO NORDESTE ITINERANTE CHEGA A MACAÚBAS…

O BNB Itinerante, realizou na noite do dia 04, no Clube Social de Macaúbas evento que marca os 60 anos de empreendedorismo da instituição financeira estatal…

Há 60 Anos o Desenvolvimento é o Nosso Forte“, slogan que sintetiza as seis décadas de existência de um dos maiores bancos de fomento do Pais, criado através de Lei Federal, o Banco do Nordeste tinha a missão de fomentar o crescimento industrial do Nordeste, tendo forte resistência por parte dos agropecuaristas da época, receosos tendo seu mercado invadido pela industrialização, segundo comentários do Gerente da Agencia do BNB de Guanambi, Sr. Jorge Sala, além de apresentar números do Banco a nível Nacional; Sala informa que mais de 30 bilhões de Reais em crédito foram disponibilizados somente nos últimos 10 anos, atendendo cerca de quasse dois mil municípios nos 964 milhões de quilômetros quadros que têm o Semi Árido Brasileiro. Falou das estruturas administrativas do BNB, seus programas e linhas de créditos e a trajetória do Banco nestes 60 anos de existência.

Tela de projeção do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), apresentado pelo Gerente da Agencia Regional do BNB de Guanambi, Sr. Jorge Sala.

                Sobre o FNE, sua criação, finalidade…

“A redução das desigualdades sociais e regionais é preconizada pela Constituição Federal brasileira, suscitando a existência de políticas públicas que promovam a diminuição das diferenças inter e intrarregionais, mediante a democratização de investimentos produtivos que impulsionem o desenvolvimento econômico com a correspondente geração de emprego e renda.


Sala, Gerente BNB Guanambi.
Fala sobre o FNE.

Criado em 1988 (artigo 159, inciso I, alínea “c” da Constituição da República Federativa do Brasil e artigo 34 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias) e regulamentado em 1989 (Lei nº 7.827, de 27/09/1989), o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) é um instrumento de política pública federal operado pelo Banco do Nordeste que objetiva contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste, através da execução de programas de financiamento aos setores produtivos, em consonância com o plano regional de desenvolvimento, possibilitando, assim, a redução da pobreza e das desigualdades. 

Provido de recursos federais, o FNE financia investimentos de longo prazo e, complementarmente, capital de giro ou custeio. Além dos setores agropecuário, industrial e agroindustrial, também são contemplados com financiamentos o turismo, comércio, serviços, cultura e a infraestrutura econômica da região.” (Fonte do texto: portal do BNB)


Jakson Souza, membro da Coordenação da  Bacia do V. Paramirim, representou a Prefeitura Municipal de Macaúbas no Evento…


Edileia, Sebrae.

Fiuza, abriu o evento.

Com as presenças de integrantes da Coordenação do Território da Bacia do Vale do Paramirim, entre eles Gileno Caldeira; do Diretor da CAR, Lindolfo Santos; da Gerente do Sebrae Edileia Cerqueira; da Representante da Secretaria do Planejamento Milena; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Macaúbas, João Vaz e do Gerente Regional do BNB, Jorge Sala, foi composta a mesa para apresentação do evento a convite do diretor da Acimac Dilmário Fiuza.

Fez uso da palavra Jakson Souza, que representou o gestor Amélio Costa Jr. e disse da importância do BNB para Macaúbas e região… Uso também a palavra Gilino gestor do Território Bacia do Paramirim, Milena da SEPLAN e Edileia do Sebrae, esta que enfatizou a importância do conhecimento, informação e planejamento que deve ter o empresário na hora de tomar e fazer uso de créditos, dizendo quecrédito é igual a remédio seu mal usado pode matar a empresa”… 

Jorge Sala, BNB e Aloisio Rebonato, Presidente da ACIMAC.

“Precisamos nos preparar ou as grandes redes chegarão em nossa cidade e nós seremos apenas lojinhas”… Fala do presidente da ACIMAC quando informa aos presente o Calendário de Cursos e Treinamentos da ACIMCA em parceria com o SEBRAE e Prefeitura Municipal; Rebonato fala da importância do conhecimento como fonte de informação para crescer e poder competir, pois segundo ele, Macaúbas está e será cada vez mais “invadida” pelas grandes redes de lojas o que ameaça aquele que empresário ou comerciante que esta “despreparado” para enfrentar uma forte concorrência… 
O evento é finalizado regado a suco, refrigerantes entre doces e salgados… E assim é o mercado, o empreendimento, o crédito… Pode ser doce ou salgado, pode ter gás ou não! 

Fotos do evento:

Milena da SEPLAN…


 Gileno da Bacia Vale do Paramirim.

Colaboradores do BNB…

O público que prestigiou o evento…

A palestra…


error: Conteúdo Protegido !!