Estimado em mais de 700 pessoas de toda Bacia do Território Vale do Paramirim em Audiência Pública para Implantação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia e criação de 05 Campus Universitários, a luta é que a Bacia do Paramirim seja contemplado com um deles. Macaúbas, na tarde desta sexta feira, 24, foi sede da 1ª Audiência Pública, dando início a um protocolo e busca de apoio da sociedade civil organizada, de políticos e autoridades constituídas.
Todos os nove municípios que compõem a Bacia do Paramirim enviaram seus representantes através da mobilização do Território Vale do Paramirim, colégios, sindicatos, partidos políticos, secretarias municipais e suas prefeituras. O cerimonial ficou por conta do Coordenador de Cultura da Secult, Sr, Jackson Sousa Silva, que abriu o evento, agradeceu a mobilização regional, em seguida convidou algumas autoridades e representares dos municípios participantes que prestaram seu apoio à criação da UFS em Vitoria da Conquista e o Campus Bacia do Paramirim, entre as autoridades que fizeram uso da palavra estavam a Gerente do Núcleo Regional da Educação (NRE-12), Flordenice Costa, o Coordenador do Território Bacia do Paramirim, Edimilson Antonio Saraiva, Secretária da Educação de Macaúbas Liane Oliveira, o Vereador Anderson Gumes, integrante da Comissão Organizadora, entre outras autoridades.
Entres os políticos presentes estavam o Vereador de Botuporã Glauber Magalhães, o ex-prefeito de Macaúbas Amelinho, o deputado Paulo Rangel, o vice prefeito de Macaúbas Gilberto Augustinho e os vereadores de Macaúbas: Té Oliveira, José Oséas, Cau do PT, Marcos Pinto e José dos Anjos, entre outros.
Em seguida, o Prof. Orlando Silva Caires Neto, Diretor do Instituto Multidisciplinar em Saúde da UFBA, foi convidado para apresentar o Projeto da Criação da UFS/BA – inicialmente informou que o Projeto já foi dado entrada no Ministério da Educação em Brasília e o que o próximo passo agora é somar forças políticas e institucionais para dar entrada no Congresso Nacional para ser aprovado, dando ai, além da segurança jurídica, abrindo caminhos para elaboração de projeto para a efetiva instalação, após aprovação e alocação de recursos junto ao Ministério da Educação no Orçamento da União.
Em sua fala o Prof. Orlando disse que é necessário muita vontade política pediu aos prefeitos da região, vereadores, deputados e todos os agentes políticos que usassem de suas influências junto ao Congresso Nacional para colocar o Projeto em pauta e a constante e insistente cobrança. Em seguida muitos dos presentes usaram da palavra, prestando apoio e tirando dúvidas sobre o projeto. No final da Audiência foi criada o Comitê Vale do Paramirim Pró UFS/BA, onde deverá realizar um encontro em Vitória da Conquista junto com outros Comitês do Sudoeste da Bahia.
O Prof. Ático Mota, um dos grandes incentivadores para criação de uma universidade pública em Macaúbas, foi anfitrião de um jantar ao Prof. Orlando Caires e parte da Comissão Organizadora da Audiência Pública.
Veja outras imagens do evento: