Conforme nota publicada no Blog do Glauber, em 24 de julho deste ano, às 14:00h, acontecerá Audiência Pública na Câmara de Macaúbas que discutirá Projeto da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, para criação de um Campus Universitário no Vale do Paramirim, é esperada a presença do vice-reitor da UFBA, Prof. Dr. Orlando Silvio Neves Caires, além do Diretor do Instituto Multidisciplinar em Medicina do Campus Anísio Teixeira de Vitória da Conquista.
Em nota, segundo os organizadores do evento: …“O conhecimento é caracterizado como o principal fator de desenvolvimento social e econômico de um país. Para que o conhecimento seja gerado e convertido em riqueza e desenvolvimento, é necessária a interação de alguns agentes institucionais: as empresas, as universidades, o governo e o seu povo. A Universidades são grandes fornecedoras de profissionais qualificados que dinamizam o desenvolvimento das cadeias produtivas das regiões onde estão instaladas. A universidade deve ser reconhecida como uma instituição que desempenha importantes papéis para o desenvolvimento humano, regional e sustentável”.
Ainda segundo os organizadores: …”Uma universidade tem a missão não apenas de possibilitar aos alunos a obtenção de um diploma, um emprego e remuneração satisfatória, mas principalmente deve ser capaz de produzir novos conhecimentos e aplicá-los à realidade socioeconômica. Deve ter responsabilidade social e retribuir o investimento que recebe da comunidade, desenvolvendo estudos, pesquisas e projetos de extensão compatíveis com as reais necessidades da população em benefício comum, ou seja, ela deve contribuir para solucionar os atuais problemas da sociedade. Os alunos egressos da universidade devem ter opiniões formuladas e crítica diante da realidade social para que haja um avanço científico, tecnológico e cultural”.
A Comissão deverá visitar ou entrar em contato com todas as Câmaras Municipais da região, bem como mobilizar se não todas, mas boa parte das instituições da Bacia do Paramirim, entre elas, colégios, fundações, sindicatos, associações, estudantes, professores, em fim, toda sociedade civil organizada e Poderes Públicos constituídos.
A nota é finalizada com rol de nomes pessoas, de instituições governamentais e particulares que inicialmente apoiam o Projeto, a lista não é exaustiva e deverá a cada passo crescer, você é convidado a dar passos nesta nova empreitada, mobilize-se e compareça a audiência pública no próximo dia 24 de julho.