Durante o mês de dezembro a AAMM – Associação dos Artesãos Minerais de Macaúbas recebeu a ilustre visita de empresários da construção civil da cidade de Dubai, Emirados Arabes, interessados nas peças produzidas pela associação, tanto em peças utilitárias (pratos, porta-retratos, saboneteiras, folha/fruteira, entre outros) como em peças decorativas (esculturas). A cidade de Dubai é conhecida mundialmente por sua grande modernidade na construção civil, onde fica o maior edifício do mundo, o Burj Khalifa, assim como o luxuoso hotel Burj Al Arab e outras grandes obras com alto apelo turístico, como o Palm Islands e o arquipélagoThe World, considerados como uma das 100 maravilhas do mundo moderno.
O trabalho em escultura da AAMM tem conseguido grande reconhecimento nas várias participações em feiras de artesanato nacional e internacional e venda de peças para representantes de empresas estrangeiras, o que neste caso atraiu a atenção dos empresários de Dubai que vieram com interesse em adquirir blocos ou áreas do granito azul para ornamentação. Um exemplo local do reconhecimento do trabalho desta associação está no Museu de Geologia da Bahia, em Salvador, onde há algumas peças feitas pela entidade. A AAMM está há mais de 14 anos produzindo as já conhecidas peças com o rejeito da extração do mármore azul e ao passar do tempo vem conquistando maior reconhecimento nos mais diversos cantos do país e do mundo, com peças vendidas também para países como Holanda, Japão, Itália, Alemanha, Espanha, entre outros tantos.Apesar do reconhecimento pelo trabalho, a associação tem enfrentado sérias dificuldades ao longo de sua existência pela falta de apoio local que não é o suficiente para que a entidade se mantenha adequadamente e para isto, ela busca com a sociedade civil novas formas de parcerias para que os obstáculos sejam amenizados. Os altos custos para a manutenção de sua sede é quase que inteiramente mantido pela venda das peças produzidas e pelo esforço incansável do seu presidente Robério Defensor. Outra forma encontrada para que a associação se mantenha viva é a formação de novos escultores que conforme produzem e vendem suas peças, ganham a sua porcentagem no lucro. Além destas ações, a associação tem firmado parceria com empresas para que sua produção continue no ritmo. As interessadas se associam e recebem como contrapartida algumas vantagens, como divulgação do seu nome atrelado à AAMM, entre outras ações.
Você empresário que deseja formar também uma parceria com a AAMM e apoiar a cultura local, ou caso você tenha interesse em se tornar um escultor da AAMM, entre em contato com a associação através do e-mail ([email protected]) ou pelo telefone (77) 9976-1772.
Visite:
AAMM – Associação dos Artesãos Minerais de Macaúbas
Av. Prof. Ático Villas Boas da Mota, 21 – Macaúbas / BA
Av. Prof. Ático Villas Boas da Mota, 21 – Macaúbas / BA
Fonte do Texto e das fotos: Eduardo Cambui Jr. – O Macaubense