O IBGE divulgou nesta terça feira, (30/08/2016) as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2016. Estima-se que o Brasil tenha 206,1 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento de 0,80% entre 2015 e 2016, um pouco menor do que a calculada entre 2014 e 2015 (0,83%).
Já o município de Macaúbas que tinha na ultima estimativa divulgada em 2015, 50.262 habitantes, subiu para os atuais 50.637, conforme dados do IBGE disponíveis no link: (clique aqui.) e tenha acesso a uma tabela por região de todos os municípios brasileiros, inclusive o seu.
Com esta nova estimativa, Macaúbas poderá receber mais recursos da União e Estado, estando hoje na classificação de 2.0 poderá ter um acréscimo de 10%, passando para 2.2, ou seja, poderá entrar nos cofres públicos no próximo ano nada menos que R$ 500 mil/mês, a mais. Recursos suficientes para abrir a UPA, concluir as obras, asfaltar todas as ruas da cidade, fechar todos os buracos, dar atendimento digno no Hospital, Transporte Escolar….
O próximo gestor também poderá recriar a CIP – Contribuição de Iluminação Pública, e através, começar a arrecadar 2.5% dos movimentos do setor financeiro (após projeto ser aprovado pela Câmara), o ISS que vão para os municípios onde estão a sede administrativas destas instituições (entre elas bancos, financeiras, operadoras de cartões de crédito, etc), Além disso, poderá cobrar os devidos Alvarás de Funcionamento, voltar a incentivar as MEI, e não poderia faltar: enxugar a máquia pública com altos gastos com a folha de pagamento e outras sangrias….
No entanto,
Macaúbas teria prefeito com “peito” suficiente para implantar estas medias? E se você acha que este prefeito poderá ser o seu candidato, comece agora a cobrar dele a divulgação do seu Plano de Governo e se eleitor for, você terá um documento em mãos o obrigando o seu cumprimento, ou impeachment nele….
Porém,
Falta-nos POVO para isso!… Pois, segundo o Prof. Ático, população temos, e ela é crescente!…
_____________________________________________________________________________
P.S.
Esclarecendo melhor (atualizado em 31/08/2016 às 16h51min)
Conforme tabela divulgada no www3.tesouro.fazenda.gov.br – Macaúbas só terá os 2.2 em participação nos repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), quando efetivamente chegar a 50.941 habitantes, restando apenas 304 habitantes. É visto como certa que no final de 2017 ou antes, sem ou com a retificação de áreas perdidas para municípios vizinhos, mas sim e também com a nova estimativa populacional do próprio IBGE, certamente Macaúbas terá maias que os 50.941 habitantes exigidos pelo Tesouro. Veja tabela: