Blog do Alécio Brandão

Após 05 dias de ocupação, prédio da Prefeitura de Macaúbas é liberado por servidores e ativistas do TPM.

Após cinco dias o fim... E o recomeço de uma nova Macaúbas...
Após cinco dias o fim… E o recomeço de uma nova Macaúbas…

Pela primeira vez nos seus 184 anos de independência administrativa, quando se elevou à condição de vila, desmembrando-se do município de Paratinga (antes identificado de Urubu), sendo sua primeira sede administrativa no hoje Distrito de Lagoa Clara, a população de Macaúbas efetivamente se indigna através de ações concretas com os “desmandos” numa administração pública, ou talvez por ter muitos “mandatários”… Através da ocupação do prédio da Prefeitura de Macaúbas, localizado na Praça da Matriz, sob os olhares da Imaculada Conceição…

No entanto, ainda não é chegado o momento de “baixar guarda”, visto que o processo de vigília à recursos públicos devem ser constantes e próximo… Indo do Passo Municipal, à Câmara de Vereadores, da autarquia SAAE, das Secretarias de Governo, seus órgãos, escolas, bem como toda e qualquer iniciativa pública, seja ela municipal, estadual ou federal…

Ocupada no dia 19 de Janeiro, numa surpreendente segunda feira pacata, o Prédio da Prefeitura se tornou o QG de servidores municipais de quase todas as áreas, em especial da educação e saúde, entre estes professores, merendeiras, porteiros, auxiliares diversos, bem como ativistas do Movimentos Todos Por Macaúbas, que vem buscando junto as autoridades do Legislativo, Executivo, Judiciária e do Ministério Público, mais transparência no trato com os recursos públicos, estes que são fruto de trabalho, os quais geram impostos, diga-se um dos maiores do planeta, e que devem ser bem geridos, serem revertidos em benefício a coletividade e não para patrocinar as contas bancárias de agentes políticos e servidores públicos corruptos. Ocupação esta que teve termino no início da tarde desta sexta feria, 23… Cobrou das autoridades municipais pagamentos em aberto de servidores, avanços na negociação e fechamento de acordo devem ser monitorados até o fim desta gestão.

Estima-se que 25% de tudo que é arrecadado no Brasil vai para os “cofres da corrupção”, outra parcela significativa é mal investido… Em Macaúbas talvez não seja diferente esta relação, bem como nos mais de 5 mil municípios brasileiros, um verdadeiro “câncer”, uma “sangria” que deve se estancada a bem de todos!…

Que o macaubense se torne mais pro ativo e menos “observador” e “transferidor” de seus deveres, tome iniciativa de cunho comunitário, colegiado, unindo um ao outro, formando e fortalecendo instituições como a APLB, Sindicato dos Servidores Municipais, Associação Comercial, Associações de Bairro e de Agricultores…. Só com instituições forte e representativas pode equilibrar “forças”….

A seguir veja nota conjunta da APLB e do Movimento Todos Por Macaúbas, a respeito dos cinco dias ÚTEIS da ocupação do Passo Municipal de Macaúbas.

 

“NOTA DE DESOCUPAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÚBAS

No dia 19 de dezembro de 2016 a população de Macaúbas, depois de esgotar as possibilidades de diálogo com a prefeitura, ocupou a Prefeitura Municipal de Macaúbas, tendo como pauta de reivindicação o pagamento dos salários atrasados dos trabalhadores e 13º salário dos professores. Após sermos processados pela prefeitura para que desocupássemos a nossa casa; após proposta vergonhosa do prefeito de pagar apenas os professores, na tentativa de dividir a mobilização; depois do não acontecimento de uma reunião de negociação presidida pelo Judiciário, apenas pela indisponibilidade da prefeitura em participar; depois de uma decisão judicial histórica que manteve a ocupação destacando sua legitimidade; depois da nota vergonhosa do prefeito tratando manifestantes populares como ‘grupo de pessoas alheias ao serviço público’,

ontem (22/12/2016) ocorreu na prefeitura duas reuniões de negociação entre funcionários da prefeitura (contabilidade, tesouraria, controladoria e secretaria de educação) e representantes da ocupação com o fim de solucionar os atrasos de pagamento dos trabalhadores. A reunião de negociação que ocorreu pela manhã entre os representantes da ocupação e funcionários da prefeitura terminou com um acordo de pagamento parcial da folha de pagamento do mês de outubro, 4 folhas específicas a serem pagas, as maiores do mês, além do pagamento do 13º de todos funcionários da educação através do FUNDEB. Em contrapartida o movimento de ocupação abriria mão de valores que seriam usados para pagar folhas de pagamentos tidas como emergenciais pelos funcionários da prefeitura para manutenção desta e do município até o fim da gestão, sendo elas a folha interna da prefeitura (com a ressalva do movimento TPM para que esta folha fosse desmembrada, para pagamento dos funcionários essenciais ao funcionamento da máquina), internet, cartucho de tinta e combustível. Foi feito também um acordo com a presidência da câmara de vereadores abrindo mão de parte do repasse que é passado mensalmente ao poder legislativo, para que fosse utilizado para esses pagamentos emergências. Ambos os acordos foram e tem sido cumpridos pelos presentes. Na reunião da tarde, conforme a ata divulgada, foi acordado o continuo pagamento dos salários atrasados vinculando as verbas de repatriação para pagamento de todas as folhas salariais até o dia 30 de dezembro de 2016, tendo como prioridades as folhas de pagamento mais atrasadas e com trabalhadores que recebem os menores valores. Foi acordado também uma reunião às 14 horas no dia 27/12/2016 para acompanhamento do compromisso de pagamento dos salários atrasados e recebimento de informações sobre as prioridades a serem pagas com o repasse de 15% para a secretaria de saúde, do valor que será recebido da repatriação. A ata foi concluída no fim da noite de quinta-feira (22/12/2016) e por isso a ocupação se manteve para que aquela fosse assinada por todos presentes. DIANTE DA ASSINATURA DA ATA DA REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO, TENDO UM COMPROMISSO MATERIALIZADO DE PAGAMENTO DE TODOS SALÁRIOS ATRASADOS, A POPULAÇÃO MACAUBENSE INFORMA A TODOS O FIM DA OCUPAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÚBAS. Contudo, segue a mobilização popular. O movimento Popular agradece a participação de todos que estiveram conosco nestes cinco dias, aqueles que fizeram doações e que participaram de qualquer forma. Agradecemos também a disponibilidade dos funcionários da contabilidade, da tesouraria, da controladoria e da secretaria de administração por aceitarem a abertura do diálogo e manterem a cordialidade na árdua negociação que fizemos. Convocamos toda a população de Macaúbas para continuarmos a luta e marcarmos presença na prefeitura na próxima terça-feira na reunião de acompanhamento das exigências populares.


error: Conteúdo Protegido !!