Blog do Alécio Brandão

Animais são encontrados mortos em lagoa em Macaúbas, alerta cidadão as autoridades locais.

A redação do blog, recebeu nesta manhã de segunda feira, 24, texto e fotos, do ambientalista Jobjander da Purificação, que denuncia mortes de animais por causas não sabida na lagoa da Várzea/Vagem do Boi, distante do centro da cidade 6km, veja texto e imagens cedidas. O blog não consegui manter contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Macaúbas.

Peixes e aves são encontradas mortasa as margens da lagoa

 

“SOS – ANIMAIS MORTOS NA LAGOA NA VÁRZEA BOI

Por coincidência, no dia 22 de abril, no dia em que comemoramos o dia da MÃE TERRA, um amigo assustado, com a cena que se deparou na então lagoa, denominada “Várzea do Boi”, neste município de Macaúbas – Bahia, cenas essas, que  me procuraram, ele me passou várias imagens de peixes e aves boiando mortos nas águas, aparentemente sem um motivo lógico, por isso, e temendo que o fato está ocorrendo através de alguma fonte  desconhecida de contaminação na água e, consequentemente, pela saúde  dos moradores locais. Por este motivo, venho, por meio deste, alertar as autoridades, caso não tenham conhecimentos dos fatos, que se possível, tomem as providencias necessárias, para que se descubra qual a origem das mortes desses animais, uma vez que peixes resistentes como trairás(Hoplias) e tilápias(Oreochromis niloticus), estão morrendo e aparentemente, as aves, como: garças(Ardea alba egretta), que consomem os corpos dos peixes, estão sendo contaminados, e como pode ser visto nas imagens, estão perecendo.

Seria interessante observar esses fatos com urgência, pois trata-se de um ecossistema, e em decorrência disso, pode afetar toda a fauna local, pois um animal consumindo o outro, ou, mesmo, através do contato, vivendo no mesmo local, uma vez que, não sabemos a origem dessa contaminação, a doença ou a contaminação pode se espalhar e, assim, poderá aumentar a mortandade de todos as animais que vivem por ali, animais de outras espécies como: aves de rapina: carcará(Caracara plancus) e urubu(Coragyps atratus),  repteis – teiú(Tupinambis), calangos(Cnemidophorus ocellifer), mamíferos como: raposas(Lycalopex vetulus), cachorro do mato(Cerdocyon thous), gato do mato(Leopardus guttulus),tatu (Tolypeutes tricinctus) e até cães(Canis lupus familiaris) e gatos(Felis catus) domésticos. Pois, foi observado que os animais mortos estão sendo destroçados nas margens da Lagoa. E vale lembrar que, as aves por cobrirem uma região maior, através do voou, podem levar a contaminação a outras áreas, afetando assim, outros rios e lagos.

Salientando que, a lagoa tem partes abertas e particulares, onde por falta de opção, pessoas pescam no local, consumindo esses peixes. E, também, criadores de gado fazem a dessedentação de animais no local, que a depender do que estiver ocorrendo, poderá contamina-los, afetando a carne e leite.

Fica aqui o alerta, contamos com a sensibilidade, agilidade e compreensão dos Órgãos Competentes Municipais, e que se tome todas as medidas para sanar esse problema, analisando amostras de água e animais mortos, antes que afetem animais domésticos, como foi explanado acima, e em último caso, pessoas, sabendo que é rara mas, não impossível, a transmissão de patogênicos de animais para seres humanos, se assim for o caso.

Texto:

Jobjander Pinto da Purificação

Ambientalista

Gestor Ambiental

Graduado em Direto Ambiental”


error: Conteúdo Protegido !!