Blog do Alécio Brandão

AGRICULTORES DE MACAÚBAS SE MOBILIZAM PARA VENDER SEUS PRODUTOS AO MUNICÍPIO PARA MERENDA ESCOLAR.

Foto: Cristais em Foco
Silvio Aparecido Rego Silva, presidente da Associação Comunitária de
Santa Terezinha, reune associados. 

Segundo informações do blog Cristais em Foco, agricultores da região rural de Santa Terezinha, conhecida também por Cristais, em reunião com membros da ACST (Associação Comunitária de Santa Terezinha), sob a presidência de Silvio Aparecido, informa a intenção dos associados vender ao município seus produtos, entre eles o feijão e a batata doce dio-fortificada, esta última pesquisada e desenvolvida pela Embrapa Meio Norte do Piauí.

Segundo consta projeto para viabilizar esta iniciativa foi enviado ao Banco do Nordeste, através do Programa Fortalecimento da Capacidade Produtiva e Melhoria Qualitativa dos Métodos de Produção.

Com esta iniciativa acreditam os agricultes do lugar que é um grande passo para o fortalecimento e manutenção da agricultura familiar, passando a abastecer mais que suas próprias “despensas” e sim tornando-se comercial. Este tipo de atividade da agricultura que antes era identificada como “agricultura de subsistência“, ganhou novo formato e nomeclatura, saindo das porteiras das pequenas propriedades rurais isso, a partir de programas do Governo Federal que pretende, “fixar” o homem à terra, evitando desta forma o êxodo rural e os inchaços das cidades. 

“Falta de água com tanta água”

(foto: Cristais em Foco)
Imagens do blog Cristais em Foco, mostram a barragem da comunidade no leito do Rio Paramirim, um bom volume de águas descem, caem no São Francisco e vão para os mares do Brasil… Um caminho natural das águas, mas poderia um boa percentagem destas águas serem melhor aproveitadas pelas comunidades banhadas pelo Rio Paramirim. Mas, falta para isso um “despertar” da comunidade e o desejo político administrativo. Duas coisa que também são difíceis de assegurar, bem com as águas que descem e para nós parecem serem “inúteis”…

Como bem disse o blogueiro “cristalino”: FALTA DE ÁGUA COM TANTA ÁGUA” – Mas na verdade, falta é “emoção”, “sentimentos” e “responsabilidades”… E tudo parte de uma ação local que possa “sensibilizar” as autoridades… 


error: Conteúdo Protegido !!