Blog do Alécio Brandão

Acesso Livre: durante “lockdown” em Macaúbas caminhões com todo tipo de carga terão entrada permitida.

A nota foi divulgada pela Prefeitura de Macaúbas em redes sociais, informando que durante os oito dias de restrições importas por pelo Decreto 181/21, devido o crescente número de infectados por Covid-19, retificando trecho do decreto onde era apenas permitida a entrada de caminhões carregados de materiais essenciais, como medicamentos, alimentos e insumos hospitalares. Nesta nota todo e qualquer tipo de caminhão poderá adentrar a cidade independentemente do tipo de mercadoria que esteja transportando, devido para isso ter comprovação através de nota fiscal. Sendo assim, o comerciante poderá sair do isolamento domiciliar, abrir seu estabelecimento, receber sua mercadoria e volta para casa.

É esperada pelo setor comercial outras alterações/retificações e até melhor entendimento sobre alguns pontos obscuros e  outros não contemplados pelo texto do decreto, um deles é um lapso cometido pelo digitador na hora de definir o momento do encerramento do “lockdown” se a 00h de domingo ou 00h de segunda. Segundo o prefeito Aloiso Rebonato em reunião com o Presidente da Câmara Carlinhos de Antero e alguns vereadores na sexta feira, algumas alterações/melhorias serão tomadas a partir de segunda ou terça feira.

É certo que 08 dias podem reduzir os números de novos casos, no entanto, não parece ainda ser o suficiente, visto que o período/ciclo de encubação/cura do vírus é de 14 dias, o que pode nos dar uma falsa redução dos números de novos infectados, se assim for, durante o período de confinamento, aqueles que estiverem com sintomas leves ou poucos notáveis, certamente não irão procurar o serviço de saúde e assim, não farão o teste, e se estes após o fim do “lockdown” não ficarem em quarentena, corre o risco destes fazerem novos infectados e colocar o virus para circular, ai poderá ser uma ciranda incontrolável.


error: Conteúdo Protegido !!