Blog do Alécio Brandão

"A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLÍTICA, 80 ANOS DEPOIS

(Imagem: blogueirasfemininas.com)
Em 1932, justamente a 80 anos atrás a mulher brasileira começa a votar pela primeira vez. Em nossa Macaúbas, terra de coronéis naquele mesmo ano certamente as mulheres nada soberam, porém  dois acontecimentos marcaram a sociedade local, o mais marcante foi a grande crise que assolou toda região devido a falta de chuva, o segundo foi a construção  da barragem do Açude que coincidentemente neste ano de seu octogésimo aniversário enfrenta novamente uma situação calamitosa devido aos baixos índices pluviométricos e consequentemente a escassez de água. No decorrer desses oitenta anos muitas mudanças radicais aconteceram no Brasil ditaduras e redemocratizações, avanços e conquistas tecnológicos etc. Em nosso município as mudanças políticas oscilaram como um pêndulo, porém a participação feminina permaneceu latente, por longos anos as mulheres foram apenas eleitoras salvo algumas exceções em que uma ou outra foi eleita vereadora. Neste pleito de 2012 houve um fenômeno novo para nossa cultura machista, as mulheres que embora ainda sejam minoria como candidatas resolveram ir a luta participaram, debateram e mostraram sua força, seu talento político, como nunca foi visto na história política de Macaúbas tanta mobilização. Mulheres de todas as idades, todos os credos e todas as profissões juntaram no MMM (Movimento Macaúbas Mulheres) dando apoio total às futuras primeira e segunda damas em prol dos candidatos a prefeito/vice e vereadores. Esperamos que ao término desta maratona eleitoral as mulheres continuem participativas e aquelas com maior representatividade abracem a s causas sociais  demonstrando assim a importância da mulher atuante nas sociedades humanas.

É por gostar demais de mulher que desaprovo o machismo exarcebado tão arraigado no nordeste, felizmente nossa cidade está evoluindo política e ideologicamente, novas estruturas mentais estão sendo construídas, uma prova disso é o grande contingente feminino no pelotão de frente nas campanhas políticas deste ano. Particularmente eu quero agradecer a todas mulheres presentes nestes eventos por terem permitido em dados momentos a minha participação como candidato a vereador, foi lindo e harmonioso sem dicotomia nem maniqueísmo.

(mulheremcrescimento.blogspot)
Peço encarecidamente a todas que passando as eleições continuem participando das decisões políticas assistindo as reuniões da Câmara e cobrando de seus representantes eleitos clareza nas ações. Não deixem que os homens decidam tudo sozinhos. Tenho certeza que se o mundo não fosse tão machista haveria menos crise, menos fome e menos guerra. As mulheres por natureza são mais sensíveis, mas amáveis e mais humanas. Somente quem é capaz de gerar parir e amamentar suportando tantas dores  é capaz de entender melhor a dor do outro e amar incondicionalmente. Parabéns a todas pelos 80 anos de conquista cidadã e emancipação política.
Professor Cido Azevedo – CETEP da Bacia do Paramirim.”
(Enviado por e-mail por Cido Azevedo, texto publicado na íntegra)
Imagens acrescidas por Macaúbas On Off

error: Conteúdo Protegido !!