Blog do Alécio Brandão

A EDUCAÇÃO EM MACAÚBAS – QUINTO VOLUME DA TERRA BENDITA.

O escritor e historiador, Prof. Alan José…

… Alcântara de Figueiredo, Alan José – fez a vez do mestre de cerimonias no lançamento da sua própria obra, informal, o escritor e historiador mergulhado na simplicidade própria de sua humildade, não usa “etiquetas”, o que o torna “sem rótulos” e “não carimbado”. Entretanto, tem toda autorização intelectual para nos falar  (e escrever) sobre A Educação em Macaúbas, título do quinto volume da Coleção Macaúbas Terra Bendita… Na introdução da obra ele mesmo se declarou “obrigado” pelo patriarca da cultura macaubense o Mestre Prof. Dr. Ático Vilas-Boas da Mota, de quem recebeu a “autoridade” para escrever sobre um tema complexo e por isso, polêmico: educação… Suas 133 páginas retratam este assunto que foi dividido em duas partes: a primeira trata do tema desde o século XlX até o momento que antecede a criação do CETEP (Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim) e a segunda parte inicia com a implantação do CETEP, como configura o autor na introdução do seu livro, “dada a relevância desta escola para Macaúbas e região“. 
A obra é prefaciada pela Professora Maria Perpétua Brito Bastos Alves, pedagoga e educadora… O lançamento ocorreu no dia 05 de julho de 2012, às 8:30, no Prédio da Biblioteca Municipal Prof. Zacarias do Amaral Rego, noite que antecede os 180 anos de Macaúbas…

A prefaciadora: “Compromisso e sucesso caminham juntos”

Professora Perpétua em sua fala e prefácio define a educação como meio de transformação, de construção e reconstrução, enfatiza o “compromisso” como meio para todo e qualquer sucesso… E o sucesso na educação, o compromisso com a qualidade da informação, é a garantia do sucesso dos discípulos e dos mestres…

Prof. Ático Mota, também presidente da Fundação Cultural Prof. Mota…

Sua fala que é uma aula, o também educador Prof. Ático, como dito pelo autor, a obra é fruto de sua insistência… Que continue a insistir! Pois a Terra Bendita merece o sexto volume, o sétimo, oitavo… E serão eles imortalizados pelos seus feitos, pelas suas obras que retratam suas personalidades e compromisso com a cultura e educação… E o compromisso é que, não os deixam “abandonar o arado no meio da plantação“… Com suas obras e exemplos de dedicação “fertilizam”, abrem janelas para o “impedimento” de crescentes “levas” de carimbados”, “etiquetados” e “rotulados” por culturas estrangeiras…

Homenagens…

À minha professora da ‘Escola Infantil’, Filonésia Moreira dos Santos e a minha professora da escola primária Maria Jesuína Defensor Vaz – Zu, em cujos nomes homenageio as demais que me lançaram no mundo da leitura; hoje não haveria o fruto, não fossem as sementes lançadas e cultivadas por elas.”

Dedicatória da obra A Educação de Macaúbas, feita pelo seu autor… O Professor (a), base de toda educação! A professora, após as mães (família), a primeira a modelar o caráter de uma criança…

Educação gera educação…

Sessão de autógrafos, dedicando frases de apreço e carinho aos leitores de idades heterogêneas… As obras de Alan, vão desde do ecumênico, poesia, história, contos… O escritor macaubense que estendeu a antiga sala de reuniões da Câmara Municipal, hoje um “mine auditório” da Biblioteca Municipal, para ampliar as estantes culturais de Macaúbas e para toda sociedade que se habilita ao estudo, conhecimento e valorização da cultura aborígene…
Para adquirir a obra entre em contato com o autor por e-mail: [email protected]
Veja outras imagens do lançamentos e algumas fotos publicadas no livro.

O público se dividiu por outros ambientes do prédio… 
E a fala dos oradores chegava a todos por um serviço de som… 
E se propaga o som para os ouvidos que querem ouvir, assim 
é a educação…

Gravuras internas do livro.
 Biblioteca Municipal Prof. Zacarias do Amaral Rego, 
primeiro diretor do antigo CEAS. Local do evento…

Professores e Professoras… Educadores, 
…Páginas da educação de Macaúbas…

error: Conteúdo Protegido !!