Iniciada por volta das 10:30h, na manhã desta terça feira, primeiro de janeiro de 2013, no Centro Cultural José Benedito do Amaral, a Solenidade de Posse do Prefeito eleito José João Pereira (PSB); do Vice-Prefeito, Gilberto Augustinho (PT) e dos treze Vereadores.
O cerimonial foi conduzido pelo ex-presidente da Câmara e irmão do prefeito eleito, Luiz Pereira, que compôs a mesa convidando algumas autoridades entre eles: Major Irlando, Comandante da PM; Eliana Cardoso, Sec. da Cultura; Sr. Cezar; Gilbertinho, Vice; Pe. Olvaldo; Marcos Pinto, Presidente da Câmara; Anderson Gumes, Vereador; Amélio Costa Jr. Ex-Prefeito e o Prefeito empossado, José João Pereira.
Discurso de Pose do Prefeito José João Pereira.
Zezinho diz de sua emoção em está sendo empossado prefeito de Macaúbas e que deixará sua “marca” como gestor, prometeu buscar junto aos Governos Estadual e Federal obras importantes para o município, como a criação de uma universidade pública; completa dizendo que nas dependências da prefeitura reservou uma sala especial para o seu vice-prefeito Gilberto Augustinho. Falou de sua trajetória política, fez agradecimentos e diplomaticamente fez referência individual a cada vereador eleito, com breve comentário a cada um dos treze que acabavam de tomar posse e disse mais: “espero que as falas aqui ditas, tanto pelos vereadores como nossas, não sejam apenas teoria, mas que de fato possam todos exercer sua função de acordo com os preceitos legais”…
Também fez uso da palavra o ex-prefeito Amélio Costa Jr. que também fez uma “retrospectiva” de sua vida política dizendo que fez o possível em sua administração, bem humorado dizendo que tinha passado por vários cargos públicos em seus vinte anos de mandados, sendo doze como vereador e oito como prefeito, diz: “agora que estou desempregado, terei mais tempo para fazer política, vou entrar de casa em casa, como gosto de fazer”… Agradeceu o apoio do grupo e dos presentes.
A solenidade foi bastante concorrida, o público lotou o Salão do Centro Cultural.
Em seguida foi desfeita a mesa e formada uma outra que conduziu a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. Os trabalhos foram dirigidos por Marcos Pinto, por ser o vereador que mais assumiu cargo, critério segundo regimento da Casa.
O voto foi secreto, havendo registro de duas chapas, intitulada Chapa 01, tendo como candidato a Presidente o Vereador José Oséias (PV) e a Chapa 02, encabeçada pelo vereador Marcos Ricardo Pinto (PCdoB). Após a votação e apuração dos votos, foi eleito o vereador Marcos Ricardo, como presidente da Câmara para o biênio: 2013 a 2014; e a vice-presidente o vereador Cássio Ricardo (Cau do PT), Primeiro Secretário foi eleito o vereador José Ferreira (Té do PT); Roberto Oliveira (Roberto de Zé de Enedina do PSB) como Segundo Secretário e o vereador Anderson Gumes do PDT foi eleito como Suplente de Secretário. A mesa foi eleita por oito votos dos três vereadores que compões a nova Câmara de Macaúbas.
Nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Macaúbas.
Após as solenidades de posses e eleição da Mesa Diretora, foi rezado o Pai Nosso e encerado oficialmente a solenidade.
Com o fechamento deste “episódio” político em Macaúbas, fecha e abre-se um novo “cenário político” no município, sede da 23a. Região Administrativa da Bahia, com população que supera 50 mil habitantes; enfrentando uma estiagem que além de enfraquecer toda economia do seu território, os novos administradores terão a tarefa de reorganizar a máquina administrativa, tendo que colocar nos trilhos situações tais como: em dia pagamento de muitos servidores da saúde, restabelecer obras paralisadas tais como: Praça da Feira, Praça da Juventude, Casas Populares, Estação de Captação e Tratamento do Esgoto, algumas quadras esportivas no interior do município, ente outras.
Que a “luz” não desfoque os juramentos nem as promessas! |
Terá também o novo gestor a responsabilidade de colocar em funcionamento a UPA 24h, Unidade de “Pronto” Atendimento que foi inaugurada no início de dezembro/12, mas que ainda não está funcionado. Além disso, o novo gestor terá ainda que resolver o velho problema do “lixão”, a construção de um novo Cemitério Público, melhorar o sistema de abastecimento de água e outras intervenções que se fazem urgentes e necessárias por todas as áreas e por todo o município, sem mencionar a educação, que é a “Luz” e o instrumento para do crescimento, liberdade e “visibilidade”….