Blog do Alécio Brandão

CATURAMA: SECA X FESTA – "JANEIRÃO" PROMETE!

   Cartaz oficial da festa de São Sebastião em Caturama.

Com quase nove mil habitantes, emancipado do município de Botuporã em 1989, é um dos menores municípios da Bahia em arrecadação, tem uma frágil economia, baseada num tímido comércio e agricultura de subsistência (a tão conhecida agricultura familiar); ainda não possui agência bancária… Uma descrição de boa parte dos municípios nordestinos, tendo sua maior renda de repasses dos governos Estadual e Federal, como quase a totalidade dos municípios brasileiros. 

Na região muitos municípios, a exemplo de Paramirim e Brumado, cancelaram o Carnaval, levando em consideração a longa estiagem que passamos e os efeitos severos da seca. Há um esforço de todos os governos no sentido de combater as malezas causadas por esta “companheira” do sertanejo… A seca é um evento natural, vivemos no semi árido e pouco se pode fazer para mudar esta realidade mas, é fato que podemos conviver com ela com mais “racionalidade”.

Na contra mão do “bom senso” a Prefeitura de Caturama irá tirar dos cofres públicos alguns milhares de Reais para patrocinar uma festa no pior momento: seca e pós eleição! Como ficaria a necessidade futura, caso tenha, de decretar estado de emergência devido a seca? Recorreríamos a São Sebastião? Garanto que o santo tem outras “flechadas” para se preocupar! 

Veja nota publicada na imprensa baiana sobre o assunto: seca na Bahia.


Ação emergencial: Governo da Bahia amplia contratação de carros-pipa por causa da seca.”


O fornecimento de água à população do semiárido baiano será reforçado pelo Governo do Estado, que alocará mais R$ 5 milhões na contratação emergencial de carros-pipa. A informação foi divulgada nesta terça-feira (15), pelo secretário da Casa Civil, Rui Costa, durante reunião do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, realizada no auditório da secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.”



error: Conteúdo Protegido !!