A penúltima reunião ordinária da Câmara de Macaúbas, presidida pelo vereador Marcos Pinto, desta segunda feira, 09 – com presença dos 13 vereadores, deu um grande avanço na aprovação do voto aberto para todas as situações, foram seis Emendas à Lei Orgânica do Município, propostas pela bancada composta por: Marcelo Nogueira(PMDB), Ricardo Longa(PR), Zequinha do Sindicato(PCdoB), Vá de Lindolfo e Nego de Eli, ambos DEM.
Outro ponto importante e discutido na Casa, foi a indicação de Projeto de Lei do vereador Anderson Gumes (PDT), através da Proposta do Legislativo nº 19/2013, que institui no Município a Lei da Ficha Limpa. Segundo o vereador, é um instrumento que irá ajudar a moralizar o Serviço Público Municipal. A Lei trás diversas exigências para o cidadão assumir cargos públicos de 1º e 2º escalão, poderá ser votado na última sessão da Casa na próxima sexta feira, 13.
Na fala do vereador Maciel Costa, anuncia que dará entrada na Câmara, projeto que deverá criar Escola Municipal de Trânsito (EMTRAN); informa que a atual gestão ficou impossibilitada de fazer muitos convênios por receber o município inadimplente, mas que a situação já foi resolvida com renegociação de débitos e pagamentos de parcelas . Por último informa o pleito de criação no município do Ponto Cidadão, (tipo SAC), pleiteada pelo Prefeito Zezinho em Salvador, com apoio do Deputado Marquinhos do PV.
José Oséas, usou a Tribuna Livre para anunciar o seu Projeto de Lei que prevê a criação de um sistema de marcação de exames especial para idosos, pessoas com mobilidade reduzida ou deficientes e pacientes especiais, através de telefone, sendo agendados com dia e horas marcados, evitando desta forma filas. O projeto foi elogiado pelos seus pares e ao que parece não deverá ter resistência sua aprovação.
E por fim, foi aprovado por maioria dos presente a criação da CPI ou CEI da UPA, foram escolhidos para sua composição os vereadores: Ricardo Cássio (PT), Ricardo Longa (PR) e Zequinha do Sindicato. A comissão irá decidir internamente os cargos que cada um deverá ocupar (Presidente, Relator e Secretário), em reunião agendada para esta terça feira às 8:00h na Câmara Municipal.
A UPA de Macaúbas foi inaugurada há quase um ano (12/12/12), na gestão do ex-prefeito Amelinho, tendo como Secretário de Saúde o Sr. Davi Sousa, será alvo de investigação, que segundo os vereadores deverá indicar os reais motivos por está fechada e o que foi feito com os recursos de mais de 1 milhão de Reais para sua conclusão.