Promovido pela Secretaria de Saúde e com participação dos órgãos de vigilância Epidemiológica e Sanitária e da comunidade, foi realizado durante a manhã deste sábado, 23 – mobilização pelas ruas da cidade que teve início no Auto Posto Leão, passando por várias ruas da cidade até a Praça da Feira.
Segundo a Secretária da Saúde, Cristina Oliveira, diz que a mobilização tem por objetivo alertar a sociedade quanto a importância de manter vigilância constante, fazendo ações mínimas e de grade reflexo no combate a Dengue, que apesar de crescer a nível de Bahia e Brasil, Macaúbas tem mantido o controle sistemático, através de ações de prevenção e combate. Finaliza Cristina Oliveira, lembrando que o período chuvoso, conforme previsões, deverá ser intensificado na próxima semana, com chance de chuvas em alta escala, o que deve provocar o acúmulo de água e desta forma beneficiar o mosquite transmissor da Dengue, Cristine pede maior cuidado e atenção quanto a isso, não deixando vasilhas, lixo, caixa de água descoberta e tudo mais que possa ajudar na proliferação das lavras dos mosquito.
Veja este interessante vídeo produzido pela Fio Cruz.
Conheça o Mosquito da Dengue:
A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aëdes aegypti e Aëdes albopictus), que picam durante o dia e a noite, ao contrário do mosquito comum, que pica durante a noite. Os transmissores de dengue, principalmente oAëdes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis), em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.).
O Aedes aegypti
O Mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas.
Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem também durante a noite.
O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.
Modo de transmissão
A fêmea pica a pessoa infectada, mantém o vírus na saliva e o retransmite.
A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre na fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.
O mosquito Aedes aegypti também pode transmitir a febre amarela.
Conheça mais sobre a dengue Viste o portal: www.dengue.org.br.
Veja outras imagens da Caminhada do Dia Nacional Contra a Dengue em Macaúbas – Fotos: Facebook da PMM.