Blog do Alécio Brandão

CÂMARA APROVA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA. – E A NOSSA?

O movimento que deu certo contou a união de municípios vizinhos e muita força política.

Noticia o BN que “a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou na tarde desta terça-feira (12), proposta do Executivo que cria a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), com campi nos municípios de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. O texto do Projeto de Lei 2207/11 seguirá para o Senado, exceto se houver recurso para que seja analisado pelo Plenário da Câmara.O projeto também cria 617 cargos de professor, 242 cargos técnico-administrativos de nível superior e outros 381 cargos técnico-administrativos de nível médio para a nova universidade. O relator na CCJ, deputado Geraldo Simões (PT-BA), analisou a constitucionalidade da proposta e defendeu sua aprovação, informa a Agência Câmara. “


Universidade Federal do Sul da Bahia iniciará atividades em 2014″

(Publicado no dia 31 de dezembro de 2012,  no site: www.jequiereporter.com.br)

Várias manifestações públicas foram feitas em defesa da criação da Ufsba
Lideranças políticas e as comunidades de 48 municípios localizados na costa meridional do Estado fecham o ano de 2012 com um excelente motivo para comemorar. Em 2013 será inaugurada uma terceira instituição de ensino superior federal na Bahia, a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsba). Os trabalhos para implantação estão na fase final. Os últimos detalhes do projeto serão discutidos em reunião  marcada para quinta-feira (03/12) partir das 9h da entre o governador Jaques Wagner, o Secretário de Educação do Estado, Osvaldo Barreto,  a reitora Dora Leal, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), tutora da nova instituição e o  ex-reitor da UFBA, Naomar de Almeida Filho, Presidente da Comissão de Implantação da nova instituição. De acordo com o projeto, a Ufsba, terá campi nos municípios de Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna, sendo esta última, a  sede da reitoria. O inicio das atividades está previsto para 2014.
É realmente possível criar uma universidade em Macaúbas?
A terra do Granito Azul e do São João quando terá uma universidade?
Mobilização – vontade política – liderança – capacidade acadêmica – recursos financeiros… Parece que o caminho é este. Entretanto, nota-se ausência de muitos itens destes em situações que a comunidade toda poderia “treinar” estas habilidades… Podemos aqui enumerar dois fatos, como exemplos, que faltaram mobilização comunitária e política, o que nos dá uma ideia da distância que temos de uma universidade. As queimadas nas serras de Macaúbas, mostrou isso. foi visto uma apatia, desinteresse e falta de mobilização comunitária, além da falta de liderança e chamado público. Um outro exemplo de falta de “amor à terra” é o caso da perda de território para Riacho de Santana, até o momento nenhuma autoridade administrativa ou política se manifestou para defender seu território e nenhum movimento social (que Macaúbas parece não ter) deu um passo a frente em defesa da Terra Amiga!

         Vendo as imagens imaginamos o que são “interesses” coletivos!
Que chocam-se com os interesse particulares e políticos.

Quem acompanha os processo de criação de universidades no interior da Bahia, percebeu que antecede a este feito muita MOBILIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA em torno do assunto. ou seja, PRESSÃO POLÍTICA… Mas o que nós menos temos são POLÍTICOS interessados em educação e desenvolvimento social…. Na verdade é mais fácil lidar com os “currais eleitorais” do que com CAMPUS UNIVERSITÁRIOS… 
Vamos esperar então os próximos 180 anos… Ou mude sua postura caro macaubense!…


error: Conteúdo Protegido !!