Blog do Alécio Brandão

MACAÚBAS: CANSADOS DE ESPERAR MORADORES FAZEM MUTIRÃO PARA SALVAR BARRAGEM.

Barragem no Rio Paramirim corre risco, diz nota.
Barragem no Rio Paramirim corre risco, diz nota.

Segundo nota publicada no blog Cristais em Foco, da comunidade de Santa Terezinha, em Macaúbas, um grupo de moradores residentes às margens do Rio Paramirim, mais precisamente na comunidade de Barreirinho onde existe uma barragem no leito do Rio construída na década de 90 pelo Governo do Estado e nunca passou por reforma e ameça romper-se.

Informa ainda o blog que a comunidade procurou os prefeitos José João Pereira de Macaúbas e Humberto (Beto) de Ibipitanga. Zezinho não negou ajuda, mas segundo nota, pediu  reunião com a comunidade para discutir o assunto – já Beto, prefeito de Ibipitanga disse que o reparo deve ser feito pela Prefeitura de Macaúbas.

Moradores compram material e executam obra por conta própria.
Moradores compram material e executam obra por conta própria.

Cansados de esperar pela solução que a nota chamou de  “urgente urgentíssima“, moradores se reuniram e formaram um mutirão, compraram cimento e materiais outros e fazem por conta própria a obra de contensão da barragem antes da chegada das chuvas.

Péssimas condições da barragem colocam em risco sua existência.
Péssimas condições da barragem colocam em risco sua existência.

A seguir veja a matéria publicada na íntegra no Blog Cristais em Foco.

 

“Preocupados com a situação em que se encontra a barragem, moradores dos dois municípios procuraram as autoridades municipais para auxiliar no reparo de uma cratera feita pelas águas das enchentes, caso isso não seja feito, o Rio Paramirim pode mudar o seu curso e as comunidades ribeirinhas focarão sem água, inclusive a comunidade de Campo Grande município de Ibipitanga que é abastecida com esse mesmo recurso hídrico.
Segundo alguns moradores ribeirinhos, pertencente ao município de Macaúbas, procuraram o prefeito José João Pereira (Zezinho) para dar auxílio através da prefeitura. Porém, Zezinho disse estar disposto a ajudar, mas, antes teria que ser feito uma reunião com os moradores ribeirinhos. De certa forma isso leva mais tempo, afirmou um dos proprietários ribeirinhos, pois a qualquer hora pode chover e a barragem acabar transbordando. Os moradores rejeitaram a reunião e resolveram agir por conta própria com serviços de mutirão, doação de cimento, areia e todo matéria necessário para reparar as crateras existentes, já que a ação é de caráter de urgência urgentíssima.

Já o prefeito Beto de Ibipitanga, segundo informações não oficiais, disse que não tinha como ajudar, pois a parte da barragem que está comprometida pertence ao município de Macaúbas e não de Ibipitanga.
Até então, não sabemos ao certo a verdade, mas, o “Cristais em foco” lamenta e faz o seguinte questionamento: Se é verídico a fala do Prefeito Beto, será que os moradores ribeirinhos do lado de Ibipitanga não usufrui dessa mesma água? Afinal de contas é de responsabilidade dos dois gestores sim.”


error: Conteúdo Protegido !!