Jacqueline Silva Bomfim, assumiu o cargo de Secretária de Saúde de Macaúbas, em dezembro de 2022, tendo vasta experiência na área da saúde, especialista em planejamento e Gestão de Saúde e gestora do SUS e faz parte de outras instituições sociais na Bahia… E sua trajetória a frente da pasta em Macaúbas, se tornou um desafio diário, tendo o município sérios problemas crónicos nesta área, por seu vasto território e um quadro de pessoal reduzido e com poucos profissionais qualificados em áreas estritamente técnicas, isso, segundo um vereador, se deve as interferências políticas, as quais são típicas no serviço público do Brasil.
Macaúbas um dos maiores municípios da região, deveria assumir a vanguarda na saúde, perdeu diversas oportunidades por falta de “engajamento político” – Tem uma população carente e uma má distribuição dos recursos. A grande promessa é a regionalização do Hospital local, bem como contratações de especialistas, os quais fazem a diferença na medicina de média e alta complexidade. Sem esquecer no investimento primordial que é a saúde básica.
Os desafios para o novo Secretário:
Segundo informações preliminares e de bastidores, deve assumir o cargo de Secretário de Saúde de Macaúbas, o atual diretor administrativo da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Arlen de Jesus Santos, o qual segundo costa, tem feito um excelente trabalho a frente da UPA. Contudo, caso seja confirmado seu nome, terá um grande desafio pela frente, um deles e mais complexo é requalificar e reorganizar o quadro técnico e administrativo da pasta. A pasta tem um orçamento que aproxima a casa dos 65 milhões de Reais, é certo que boa parte dele já foi esgotado.
No entanto,
Aguarda-se os atos oficiais que devem sair em breve, da exoneração da atual secretária e da nomeação do futuro secretário, atos estes que devem ser publicados até segunda feira, no Diário Oficial do Município.