Blog do Alécio Brandão

Rebonato 2: Segunda gestão de Aloisio promete mudanças profundas, reforma no secretariado e investimento em infraestrutura.

Com a “bola no pé”…

Informações preliminares e de bastidores, dão conta que o segundo mandato do prefeito reeleito, Aloisio Miguel Rebonato (MDB), a partir de primeiro de janeiro de 2025, promete ficar na história. Em contato com a redação do blog, interlocutores, preliminarmente, dizem que o prefeito pretende fazer uma reforma parcial no quadro de secretariado, o que chamou de “oxigenar” – exigindo a entrega de mais resultados nas pastas, principalmete na saúde. Diz ainda, que está disposto ir a Ondina ao encontro do Governador Jerônimo Rodrigues (PT) e solicitar mais presença do Estado em Macaúbas.

Rebonato que foi taxado como o “homem dos mega projetos“, diz que esta nova gestão quer definitivamente mudar a Feira Livre, já planeja a construção da  Praça do Forró, na expectativa de mudar os principais eventos juninos para um lugar amplo, profissionalizando e regionalizando o São João de Macaúbas; um outro projeto é a contrução da Cidade Administrativa, o “CAM” Centro Administrativo de Macaúbas, onde deverá reunir todos os orgãos da municipalidade, incluindo ai a Câmara de Vereadores, um amplo auditório, um centro sustentável que possa atrair o inventimento imobiliário, gerando assim empregos e novas divisas econômicas para Macaúbas e região.

Reuniões tem sido feitas com os “cabeças pensantes” da nova gestão Rebonato 2; uma das pautas é o levantamento dos imóveis da Prefeitura, os quais, muitos abandonados e alguns sendo invadidos, a exemplo do terrno do antigo CEUSMA, no Tororó,  em Salvador, avaliado em mais de 2 milhões de Reais;   Revisões no Plano Diretor, a exemplo do Código Tributário, levantamentos apontam inadiplência que superam a casa dos milhões só de IPTU, estes inclusos na Dívida Ativa do Município.

Novo relacionamento com o Legislativo:

Desta vez com a “bola no pé“, tendo uma ampla margem de frente nas urnas, maioria na Câmara, sem o “compromisso” da reeleição, de apenas e, é certo isso, trabalharar para uma sucessão dentro do seu grupo, a nova gestão Rebonato 2, pretende estreitar os laços com a Câmara Municipal, tendo maioria absoluta, fica mais fácil a aprovação de projetos, diz interlocutor – visto que: “projetos importantes foram barrados na atual legislatura, prejudicando assim setores produtivos do município”. Diz.

Proximidade com Ondina:

A conversa “esperada” com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), promete surpresas no “mundo político”, visto que Rebonato, mesmo tendo apoiado ACM, quando era do DEM, hoje filiado ao MDB, que é base do governo petista, tem  teroricamente “portas largas” e acesso em Ondina, contudo; é certo que a “ciumeira” e os compromissos políticos exigidos de ambos lados, possam dificultar alguns pleitos de Rebonato. Mas, o que importa mesmo é manter uma relação politica-administrativa com os entes da federação, pondo sempre em primeiro lugar os interesses públicos, através do relacionamento institucional e republicano.

Reforma no Secretariado: 

É esperada uma “mine” reforma no quadro de secretariado, uma das mais esperadas é a Secretaria de Saúde; comenta-se também o desmembramento da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer – recriando ai a Secretaria de Esportes, dando mais “luz” a esta importante pasta.

Realização de concurso público: 

Segundo fontes, o Ministério Público já está de olho neste assunto, cidades na região já estão na mira do MP, a exemplo de Caturama, que deve realizar concurso público no próximo ano. Em Macaúbas, há um concurso com problemas judiciais, feito na gestão do ex-prefeito José João Pereria, e o município só poderá realizar novo concurso com a solução deste, é sabido que o prefeito Aloisio, tem interesse  de resolver esta “pendenga” e realizar um concuros público para regularaizar o quadro de  pessoal do município.


error: Conteúdo Protegido !!