Realizada nesta noite de segunda feira (2), uma movimentada sessão do Legislativo Municipal. Diversos assuntos foram debatidos entre os vereadores, acompanhe a seguir tema de alguns assuntos tratados, alguns novidades outros “velhas falas”:
Segurança no trânsito:
Foi solicitado construção de redutores de velocidade nas rodovias que cortam o município, a exemplo da BR 349 (Ibipitanga a Macaúbas), no trecho da comunidade de Açude. Lembrando que no último fim de semana um acidente levou a morte de uma mulher que estava gestante. Outro lembrado foi o trecho próximo a Contendas, uma velha cobrança. Cobranças dos vereadores Nego de Eli e José dos Anjos.
“Luz e Transparência”:
O vereador Marcelo Nogueira disse que cerca de 8% das lâmpadas da iluminação pública em Macaúbas ficam ligadas durante o dia, gerando custo para Prefeitura que esta reduzindo gastos; lembra da cobrança da CIP (Contribuição de Iluminação Pública).
Cobrou também informações sobre o “vazamento” da Folha de Pagamento da Prefeitura, pediu transparência da Comissão nomeada para investigar o caso.
Continuar lendo…
Manifestações:
O vereador Ricardo Longa cobrou cumprimento de promessa do Executivo quanto a situação da estrada da comunidade de Caititú de Veredinha.
Convocação de Secretários e SAAE:
Cobrado por muitos e pela Mesa Diretora, foi a presença dos Secretários do Município na Câmara Municipal para prestarem conta de suas pastas. O vereador Anderson Gumes também cobrou presença da Direção do SAAE e sugeriu alterações no Regimento Interno da Autarquia para que a empresa possa melhorar a prestação de seus serviços, assumindo mais responsabilidades por ser uma entidade independente financeiramente e que tem boa arrecadação. A sugestão foi acatada pelos edis e a mesa deverá expedir convocação oficial de Secretários e Diretor do SAAE.
“Política Internacional X Política Caipira”.
A riqueza de assuntos tratados pela Câmara é tamanha tanto quanto desafinada, o que bem reflete as “badernas” vistas no cenário das três esferas governamentais ou seria, nas quatro esperas? Se ai for incluso o “Dono do Mundo”, como deixou clara a fala do vereador José Osseias, quando se refere aos “domínios americanos” e suas intervenções pelo Planeta. Citou o caso de espionagem sofrido pelo Governo Brasileiro, venda ou “doação” de refinaria da Petrobrás em sua fala disse da decepção com a “América Latrina” e das “badernas” vistas nas manifestações das últimas semana, com a depredação de patrimônio público e privado por “infiltrados” nos movimentos sociais. Osseias defendeu a livre manifestação pacifica e democrática.
Consumidor x Loteamentos x Bloco:
Como o aumento de 50% do pão francês em Macaúbas, o projeto do vereador Anderson Gumes em indicar a criação do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor tomou fôlego, pediu apoio da Câmara. Solicitou também a criação de uma Comissão Parlamentar para investigar os loteamentos em Macaúbas, fez denuncias de seiras irregularidades na concessão de autorização e regulamentação de loteamentos na cidade, citando como exemplo a falta de doação de espaços públicos, para construção de escalas, praças e outra áreas públicas. Disse também que as ruas dos novos loteamentos não estão seguindo o padrão do Plano Diretor, sendo ruas estreitas fora da metragem oficial.
E por fim informa a formação de um Bloco Político entre os partidos PDT e PT, disse que não é formação de bloco que irá se opor ao atual governo, mas para melhor participar das decisões do Município.
Tylenol e o “Mais Medicamentos”:
Em um aparte, (solicitação de fala de um vereador enquanto outro usa a palavra) do vereador Marcelo Nogueira, denunciou a falta de medicamentos na CAPS e na Farmácia do Posto de Saúde. Ironizou a fala da Senadora Lídice da Mata (PSB), quando esteve em Macaúbas durante a campanha eleitoral do pleito de 2012, quando em seu discurso, disse ter prometido enviar “Tylenol” para a oposição após a apuração dos votos.
Marcelo disse que agora seria uma boa oportunidade par a senadora cumprir sua promessa e enviar os medicamentos não só para a oposição, mas sim para toda população de Macaúbas que sofre com a falta de medicamentos.
Sessão Itinerante:
O presidente da Casa, Marcos Pinto, sugeriu ao plenário a realização de uma Sessão Itinerante no Distrito de Lagoa Clara e visita aos territórios perdidos para Riacho de Santana, especificamente na comunidade de Cambaitó. Acatou a indicação para solicitar a venda de Secretários e Direção do SAAE.
Após a abertura de outra sessão por ter sido aspirado o tempo regulamentar foi aprovado os projetos de número 33 e 34,que tratam da autorização de financiamento par compra de ambulâncias com recursos financiados pelo Desembahia e do Projeto que Ratifica a participação de Macaúbas na formação de Consórcio Intermunicipais.
Em seguida a Sessão foi encerrada pelo presidente da Mesa, Marcos Pinto.