Blog do Alécio Brandão

Chuva em Macaúbas. Previsões apontam para segunda quinzena de dezembro e é considerada insuficiente.

Os modelos numéricos e meteorológicos, não são otimistas quando ao assunto é chuva para nossa região. A previsão cientifica é que se tenha um período chuvoso bem abaixo da média histórica. Contudo, não se ver um ALERTA VERMELHO por parte das autoridades locais. Caso Macaúbas não recebe as águas do Sistema Zabumbão, é possível que as fontes hoje disponíveis não consigam atender toda população, que já queixa de falta de água para consumo humano principalmente nos chamados “fins de linha” seja na sede ou na zona rural.

Fonte Climatempo Brasil (05/12/23)

E as chuvas? 

Estas cada vez mais escassas, deverão dar as caras na segunda quinzena deste mês – no entanto, algumas espaças deverá ocorrer antes,  mas não estão resolvendo o problema que é o acumulo de água nos reservatórios e para subsidiar o pasto, este que vem sofrendo devido a estiagem em pleno período chuvoso. No quadro acima, as precipitações não passam de 35mm, o que se for “geral” pode melhorar a situação pelo menos para o pasto.

O trimestre DEZ/JAN/FEV deverá manter esta mesma configuração: pouca chuva e intenso calor – e chuvas estas irregulares. Em março/abril o calor deverá ser amenizado com o fenônimo El Nino, entrando numa fase neutra – contudo para nós este representaria o fim do “inverno” – Certo é que quando o assunto é clima – não temos o controle nem o conhecimento antecipado! Os ventos não têm direção certa! Assim como as previsões! 


error: Conteúdo Protegido !!