161/2023… É o número do Projeto de Lei do Legislativo municipal de Macaúbas, que deverá ser apresentado ao plenário da casa nesta sessão da próxima quinta feira, 31 – Que tem como fim criar a “Galeria Lilás” – na prática é a identificação de um espaço físico e ali fazer a exposição/mural de fotos de mulheres que tiveram cargo de vereadora durante todos os períodos legislativos que se tem conhecimento e acesso. Lembrando que há algumas décadas o cargo de vereador/a não eram renumerados ou sejam, não recebiam subsídios dos cofres públicos.
E por que lilás?
O significado da cor lilás é a purificação mental e física, além disso, a tonalidade também simboliza respeito, dignidade, sinceridade e espiritualidade. Estes atributos à cor, casa bem com os “tratos femininos” e mais, com todo e qualquer ser humano, mais longe: vivos! O respeito à vida deve está em primeiro lugar! Em se tratando de um ato “politicamente correto” – que tem efeito político, um propósito de valorização e incentivo à participação feminina em diversos segmentos sociais, cai na contradição que: MULHER NÃO VOTA EM MULHER! É isso mesmo? Visto que, no nosso caso doméstico, 50% das eleitoras são do sexo feminino, e por ironia, há apenas uma figura feminina na câmara municipal… Não adianta “colorir” a “obscura realidade”… Exemplo bizarro, ocorreu há pouco tempo, com a cassação de quatro vereadores, que segundo consta, houve “mau uso” das cotas reservadas as mulheres, onde houve candidata que nem o próprio voto dela teve! Ou seja, é mais que o “lilás”, “rosa” , “azul”, para resolver uma questão cultural e que é tão complexa quanto a relação humana consigo mesmo e até com o Próprio Criador!
E mais!
Com todo aparato, leis, campanhas, aumento de pena, etc… A favor das mulheres e contra os bárbaros crimes que são cometidos contra elas, as estatísticas de crimes/violência contra a mulher só crescem! O que explica isso? Pandemia, crise, “machismo”, “concorrência entre os sexos”, fim dos “tempos”?
Veja abaixo a pauta desta sessão “lilás” de quinta feira, 31 – realizada sempre as 8h00 na sede da Câmara Municipal e transmitida ao vivo pelos canais das redes sociais da casa e pela FM Macaúbas: