Saúde!
Um desafio para qualquer gestão pública, e nem sempre a falta de recursos é o problema… O gargalo é na maioria das vezes gestão e dentro desta o planejamento. Sem saber onde você quer chegar, você não chega a lugar algum. E parece ser isso, o que acontece em Macaúbas; aparentemente não temos um Norte! Macaúbas como a maioria dos municípios vizinhos e Brasil a dentro, tem problemas estruturais em seu corpo técnico – ter especializados em gestão pública é uma das soluções que apontam os especialistas da área! Não basta ser “dá área” para ser um bom gestor … Um enfermeiro, médico(a), nem sempre dá para um “bom secretário” de saúde! E mais…
A Equipe:
Não adianta ter um “bom secretário” se não tem uma equipe técnica comprometida com sua “missão”, parece que nos “burgos”, a exemplo deste, tudo gira em torno da “pocilga da política partidária – PPP” ou seja, Problema, Problema, Problema!… E é isso que fazemos, jogamos problemas embaixo do tapete!
Dinheiros:
A previsão orçamentária para a pasta da saúde do município para este ano de 2023, passa pouco dos R$39 milhões, sem contar ai os convênios que possam ser feitos após o sacramento do orçamento! Divida isso por 12, acharemos pouco mais de R$ 3,25 milhões/mês… Não parece ser pouco dinheiro! E o que nos falta? Gestão/Planejamento. E planejamento inicia-se obviamente, pelas prioridades e nesta pasta, a Saúde Básica deve ser o carro chefe! Prevenir é mais barato e inteligente que tratar… Tratar é levar paciente pra fora do município, envolvendo ai, altos custos e riscos de morte para pacientes e para os profissionais, sejam eles os da saúde ou os dos transportes!
A Solução:
Certamente não é dinheiro!
Veja abaixo o quadro de distribuição dos dinheiros públicos por secretaria, recorte do Orçamento Municipal de Macaúbas do ano de 2023, aprovado pela Câmara de Vereadores de Macaúbas e Lei sancionada pelo Chefe do Executivo.
Abaixo pauta da Sessão da Câmara de vereadores, onde um cidadão irá fazer uso da Tribuna Livre e falará sobre o assunto. As sessões da casa acontecem sempre nas quitas feiras, as 8h da manhã, atualmente a Mesa Diretora é presidida pelo vereador Marciel Costa Souza, as quais também é transmitida pelas redes sociais da Câmara e pela FM Macaúbas, ao vivo!